Home
/
Notícias
/
Música
/
Conheça artistas que preparam homenagens a essa história aos 40 anos da Axé Music
Conheça artistas que preparam homenagens a essa história aos 40 anos da Axé Music
Por Redação
27/01/2025 às 21:53
Atualizado em 27/01/2025 às 21:53

Em 2025, o Carnaval de Salvador traz uma temática especial: os 40 anos da Axé Music. E com um tema tão relevante, já tem artista se preparando para homenagear a história dessa musicalidade tão marcante na cultura baiana ao longo dos anos, caso da cantora Kaline Rabelo.
Nesses 40 anos, o Axé ajudou a popularizar a Bahia em todo o mundo, reforçando a alegria e energia do povo baiano. O gênero surgiu ainda na década de 1980, quando os festejos do Carnaval de Salvador incluíam ritmos como frevo, samba de roda, merengue, samba-reggae e o ijexá. E foi através dessa mistura que a banda Acordes Verdes - formada por Toninho Lacerda, Cesinha, Alfredo Moura e Carlinhos Brown - se inspirou para iniciar o movimento que seria conhecido como Axé Music.
Essa musicalidade se popularizou, tornando-se uma marca da Bahia ao longo das últimas décadas com clássicos atemporais. Mas com 40 anos de história, é natural que o gênero mude e agregue uma nova estética, diferenciando-se de sua origem. Pensando nisso, a cantora Kaline Rabelo construiu o projeto SOUL AXÉ, que conta com um repertório formado por clássicos do Axé, uma retomada de sua origem e homenagem a uma história de sucesso.
“Eu tô preparando um repertório especial para o Carnaval, que retoma os clássicos da Axé Music. Foi a partir deles que a nossa música se difundiu para outros espaços e precisamos valorizar essa história. Então, eu entendo que cantar Axé, um gênero tão rico e marcante na história da Bahia, é um resgate da nossa cultura e identidade enquanto baianos”, destaca a artista.
Em ritmo de Carnaval, Kaline Rabelo tem aproveitado as suas apresentações para dar vida ao projeto. Foi assim que ela fez o Pelourinho pulsar no início de janeiro, já na expectativa com a festa. A cantora levou ao Largo Tereza Batista músicas autorais e clássicos como Estrela Primeira, da Banda Beijo, Protesto do Olodum, do Olodum, e Pequena Eva, da Banda Eva. Para o Carnaval, a artista também deve trazer uma nova canção autoral, "Sol e Salvador", com lançamento previsto em fevereiro. A música é ao mesmo tempo um resgate e atualização do Axé, dando continuidade ao ritmo com muita alegria e energia.
“O projeto SOUL AXÉ tem esse objetivo de celebrar a cultura baiana e os 40 anos da Axé Music, uma ode à musicalidade que ultrapassa barreiras e conquista fãs de todo o mundo. Por meio dele, eu consigo construir uma espécie de túnel do tempo, mostrando como essa história se formou até chegarmos ao novo axé. É algo bonito e eu tô bem animada em ter a oportunidade de trazer isso ao Carnaval.”, reforça.
Com início no dia 27 de fevereiro até 4 de março, o Carnaval 2025 deve trazer uma grande festa, com muitos dias de folia, mas também com uma retomada das origens da Axé Music por parte dos artistas, uma história rica e cheia de cultura que não pode ser esquecida.
Relacionadas
Ver maisXanddy Harmonia puxa a Pipoca Melhor Segunda no pré-carnaval de Salvador
22/02/2025 às 10:01
Por Redação
Com BNegão, Freelion e DJ Pureza, festa “É a Bahia, Não Tem Jeito” retorna em edição especial
22/02/2025 às 09:50
Por Redação
Kart Love lança EP com Vitinho e se apresenta no Furdunço neste domingo
21/02/2025 às 18:30
Por Redação