Home

/

Notícias

/

Mais

/

Com portfólio de clientes e projetos focados em diversidade e transformação social, agência baiana tem se destacado no mercado nacional

Com portfólio de clientes e projetos focados em diversidade e transformação social, agência baiana tem se destacado no mercado nacional

Por Redação

13/03/2025 às 10:11

Imagem de Com portfólio de clientes e projetos focados em diversidade e transformação social, agência baiana tem se destacado no mercado nacional

Em uma nova conjuntura, diversos lugares do mundo trazem um novo cenário de retrocesso às políticas afirmativas, fator bastante ligado à ascensão de movimentos políticos contrários à Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). Assim, essa reação crescente tem levado grandes players do mercado, como Amazon, Google e Meta, a reduzirem suas estratégias de DEI, influenciando toda uma cadeia econômica e produtiva e impactando em conquistas antes adquiridas.


Essa tendência tem sido intensificada em meio a pressões políticas e sociais, especialmente após a reeleição do presidente Donald Trump nos Estados Unidos, contrário a programas de diversidade. Segundo o Relatório “Tendências Gestão de Pessoas 2024”, realizado pela Great Place to Work (GPTW), o tema segue em queda na lista de “Prioridades de Gestão de Pessoas”. Segundo o relatório, a maioria das empresas não trata de questões de diversidade no dia a dia e tampouco há estratégia para proporcionar acolhimento e desenvolvimento para os profissionais.



Em um cenário que demanda atenção, com movimentos para redução de direitos de grupos minoritários, pensar em estratégias de defesa e valorização dessas pessoas é essencial, principalmente no campo da comunicação, capaz de aumentar a visibilidade e conscientização sobre o tema. Nesse contexto, trabalhar uma comunicação com foco em diversidade e inclusão, a exemplo da agência CRIATIVOS PR, criada pelo relações-públicas Rodrigo Almeida, ganha força como uma forma de valorizar identidades e culturas diversas em contraponto a uma onda de discriminação.


“A CRIATIVOS atua principalmente no atendimento de negócios com identidade, diversidade, inclusão e transformação social, oferecendo conhecimento e reconhecimento nas áreas de relações públicas e assessoria de imprensa. Nós consideramos que trabalhar diversidade e inclusão é parte essencial da nossa atuação, ainda mais quando falamos de um campo como a comunicação. Então, pensar em estratégias que dêem destaque a essas narrativas é de suma importância, uma forma de aumentarmos a visibilidade para pautas, identidades e histórias que são socialmente relevantes”, explica Rodrigo Almeida, diretor da CRIATIVOS.


Com foco em diversidade, a agência se dedica a criar estratégias de comunicação que valorizem as identidades negras, indígenas e LGBTQIAPN+, contando com um amplo repertório de clientes como Maria Bomani, cantora e atriz com mais de 2,5 milhões de seguidores nas redes sociais e eleita “Atriz do Ano” pelo Prêmio Potências 2024; Dra. Jaqueline Goes, embaixadora da ciência no Brasil e uma das principais cientistas do país; além de eventos como o Frequências Preciosas, festival com foco em artistas negros e indígenas, e a Indomináveis Frequências, exposição de artes negras, indígenas e LGBQIAPN+ que está sendo realizada no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, um dos principais centros culturais e artísticos do país.


“Nos últimos tempos, em um cenário de retrocesso nas políticas de diversidade, é essencial nos posicionarmos de forma a valorizar as identidades e culturas de grupos minoritários. Isso é algo que a agência faz, com estratégias de comunicação voltadas para pautas que reforcem as identidades negras, LGBTQIAPN+ e valorizem as mulheres, algo que reflete em nosso portfólio de ações e clientes. Eu acredito que, no campo da comunicação, a defesa de pautas inclusivas e da diversidade precisam sempre estar presentes: é uma forma de contribuirmos para o avanço de discussões sociais”, completa Rodrigo Almeida.


Com a ascensão de políticas contrárias à diversidade, pensar em estratégias de valorização de identidades, culturas e projetos de transformação social com foco em grupos minoritários ganha mais importância, principalmente como uma forma de promover uma maior conscientização sobre a importância da defesa dos direitos sociais.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.