Autoramas e Fernanda Takai homenageiam Beatles no TCA
Por Redação
12/05/2022 às 16:41
Atualizado em 12/05/2022 às 16:41

Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu há quase 30 anos, e Autoramas, patrimônio do rock independente brasileiro há 24 anos, são contemporâneos dos anos 1990 e dividem algumas paixões, entre elas, os Beatles. Apesar da amizade de longa data entre eles, o primeiro projeto juntos é justamente interpretando clássicos dos Beatles num show repleto de sucessos. “Autoramas & Fernanda Takai cantam Beatles” tem pauta em Salvador no dia 15 de julho, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. Os ingressos estão à venda na Sympla.
O projeto, idealizado para o Beatles SESC, o mês do SESC Jundiaí dedicado à música e à influência da maior banda de todos os tempos, estreou no final de 2019 lotando o ginásio em São Paulo, mas foi interrompido com o início da pandemia. As apresentações foram retomadas no final de 2021 com grande sucesso. Fernanda, e os autoramas Gabriel Thomaz e a baiana Érika Martins (ex-Penélope) prepararam esse espetáculo detalhadamente, desde a escolha do repertório, arranjos, sonoridades, até as roupas características da época.
O show nasceu baseado no repertório inicial dos Beatles, nos primeiros anos da década de 60. Naquela época, os jovens John Lennon e Paul McCartney estavam focados em compor, e assinavam as músicas como “mais um original de Lennon & McCartney” em seus cadernos. Tocando em pubs ingleses e em bares alemães, os Beatles foram criando uma identidade que misturava o pop com o eletrificado, que lhes rendeu clássicos como I Want to Hold Your Hand, She Loves You, Twist and Shout e tantos outros que influenciaram artistas e gerações.
Com o projeto ganhando consistência, os artistas incluíram sucessos de outras fases. Os riffs e os efeitos originais de guitarra, o baixo com distorção, as batidas dançantes, as letras e melodias características daquela mistura de surf, garage, bubblegum, punk espacial e iê-iê-iê dos Autoramas estarão presentes. A banda independente, considerada pela Rough Trade britânica como a mais importante do Brasil na cena, está lançando seu 9º álbum, chamado Autointitulado, e continua com a tradição de fazer turnês europeias.
Érika Martins emplacou recentemente a música “Com el Mundo a mis Pies” na trilha da novela “Um Lugar ao Sol”, da TV Globo (tema de Bárbara), e, atualmente, ela e Gabriel são jurados do programa Canta Comigo, que estreou no domingo (10) e vai ao ar todos os domingos na Record, apresentado por Rodrigo Faro.
Fernanda Takai divide-se entre os vocais do Pato Fu, claro, e sua carreira solo que já tem mais de 10 anos, seis álbuns, livros e vídeos. Durante a pandemia, e inspirada por ela, Fernanda criou e gravou um álbum em parceria com o marido John Ulhoa, músico e produtor, chamado “Será que você vai acreditar?”, no estúdio que possuem em casa.
Além de Fernanda Takai, e dos autoramas Gabriel Thomaz nos vocais e na guitarra, e Érika Martins nos vocais, teclados e guitarra, o show conta ainda com Fábio Lima na bateria e Jairo Fajersztajn no baixo dos Autoramas.
Foto: Claudio Uchoa
Relacionadas
Ver maisXanddy Harmonia puxa a Pipoca Melhor Segunda no pré-carnaval de Salvador
22/02/2025 às 10:01
Por Redação
Com BNegão, Freelion e DJ Pureza, festa “É a Bahia, Não Tem Jeito” retorna em edição especial
22/02/2025 às 09:50
Por Redação
Kart Love lança EP com Vitinho e se apresenta no Furdunço neste domingo
21/02/2025 às 18:30
Por Redação