A prática de uma atividade física traz efeitos positivos não somente para a saúde, mas também para o bem-estar e a qualidade de vida. Se mexer rotineiramente pode se tornar um passo diário para uma vida mais saudável. Se exercitar no dia a dia é um dos hábitos mais lembrados para a manutenção da saúde do corpo humano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem fazer entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa por semana. Além de estimularem os hormônios que elevam a autoestima e a felicidade, os exercícios físicos são importantes para a regulação de diversos processos metabólicos do corpo. “Existem muitos exercícios que a gente pode fazer em casa, mas a orientação sempre é necessária. É importante buscar um especialista para orientar sobre a execução correta dos exercícios e movimentos”, explica Nilton Mendes, Coordenador da Rede Alpha Fitness.
Apesar dos efeitos positivos da atividade na saúde física e mental, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Embora exista uma gama de possibilidades, muitas pessoas não conseguem sair do sedentarismo, por diversos fatores. Por isso, algumas atividades simples podem ser praticadas em casa, especialmente depois de um dia longo de trabalho, quando o cansaço bate mais forte.
A atividade física pode ser uma importante fonte de autoestima, pois superar a preguiça e se exercitar sozinho, já é uma conquista. Além disso, os resultados positivos em termos de bem-estar físico, a evolução na prática de esportes e a melhoria da saúde mental – graças aos hormônios da felicidade – contribuem para o fortalecimento da autoestima.
Desde uma simples caminhada até um esporte mais intenso, como a corrida, é possível aproveitar a relação direta entre a atividade física e a saúde mental. O importante é descobrir o esporte que mais combina com você, seu estilo de vida, rotina e que te dê prazer. Quando o assunto é se manter em atividade, o que importa mesmo é ter constância e se divertir. Tanto as atividades aeróbicas (as que estão mais relacionadas com o treino de resistência cardíaca), quanto os exercícios mais focados em resistência, como o treino de musculação, são capazes de liberar os hormônios da felicidade e entregar bons resultados para a saúde mental. “O segredo é equilibrar entre os dois tipos e testar. Insira de maneira gradual na rotina, não precisa se forçar a ir todos os dias, tente aos poucos; defina uma rotina de horários para os treinos; procure alguém para se exercitar com você. Associe a outro hábito, como aproveitar o passeios com o cachorro para uma caminhada. Um pouquinho por dia também vale. Só teve dez minutos hoje? Tudo bem, amanhã você tenta mais um pouco!”, complementa o especialista da Rede Alpha Fitness. Além de melhorar a condição física, a prática de esportes também pode ajudar a controlar o estresse, a ansiedade e a depressão.