Durante o mês de dezembro acontecem grandes festividades como confraternizações, Natal, Réveillon. O pior, é que os eventos ocorrem durante a semana, de segunda à quinta-feira, e além disso, ainda tem os finais de semana. Além de aumentarmos a nossa ingestão calórica com as preparações de pratos mais elaborados e bebida alcóolica nas festividades, costumamos reduzir a prática esportiva para estar presente nos eventos. Mas, como podemos manter o projeto boa forma e um estilo de vida mais saudável e minimizar os prejuízos dos exageros de final de ano?
Quem ajuda a responder é o Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness, Luiz Evandro. “A primeira e mais importante dica para essa temporada de festas é: encontre um horário para realizar a sua atividade e não deixe de treinar! Precisamos fazer o contrário, aumentar o nosso gasto calórico, já que iremos comer e beber mais do que o habitual. Vale até aumentar mais um dia de treino. Para quem possui acompanhamento individualizado, converse com o seu treinador para adequar e, de repente, intensificar o ritmo dos treinos nesse período”, conta.
O especialista alerta que mesmo com todas as tentações gastronômicas desse mês, não é preciso fugir desses eventos. Para Luiz Evandro, só é preciso conciliar treino, alimentação e eventos, para não perder o foco e todo o esforço realizado ao longo do ano. Uma outra dica é: siga a sua rotina de alimentação, organize a sua semana. Se o evento é à noite, mantenha o controle ao longo do dia até o momento do evento e faça negociações. Depois, retome o programa alimentar como se nada estivesse acontecido. Volte ao controle e a organização. Importe também beber com moderação e intercalar a ingestão de bebida alcóolica com água, atentando à hidratação, especialmente pela estação ser a mais quente.
A semana entre Natal e Réveillon, possui três encontros bem especiais: a ceia do dia 24, almoço de Natal, no 25, e a ceia de Réveillon. “No Natal e Réveillon a comida possui simbolismo e tradições familiares, são preparações especiais feitas carinhosamente, portanto nestes dias é que devemos aproveitar e comer o que realmente gostamos, mas sempre com moderação e sem culpa. O que não se deve fazer, é tirar férias do treino e da dieta o mês inteiro!”, finaliza o especialista da Rede Alpha Fitness.
Vale lembrar que a alimentação deve ser prazerosa. Se você está com o peso normal, tem o hábito de comer equilibradamente, consome água com frequência e pratica atividade física regular, não deve se privar de comer alguns alimentos que não estão na sua rotina. Apenas use o bom senso e tenha moderação!