Shows de Carlinhos Brown, Xanddy do Harmonia e Bailinho de Quintam coroam o Expo Carnaval 2023
O balanço e a descontração de Carlinhos Brown, o pagode de Xanddy do Harmonia e o ritmos dos antigos carnavais do Bailinho de Quinta coroaram o sucesso da Expo Carnaval Brazil, encerrado na noite de ontem (sábado – 25/10), no Centro de Convenções Salvador. Após dois dias de evento, congressistas, artistas e o público em geral se confraternizaram com os shows das grandes estrelas da música baiana. Nos dois dias, a Expo Carnaval superou o público de sua 1ª edição, com o recorde de mais de 10 mil pessoas participando dos painéis do Carnaval Academy, com temas que provocaram o público com propostas, ideias e discussões sobre a maior festa do país. Os shows também receberam um grande público, cerca de 03 mil pessoas que se divertiram até o início da madrugada, no pavilhão do Centro de Convenções.
PELOURINHO – A Expo Carnaval Brazil encerra neste domingo (26/11), com o Encontro de Carnavais, a partir das 15h, no Pelourinho. Um encontro inédito que vai reunir atrações culturais e artísticas do carnaval brasileiro. Nas ruas do Centro Histórico vão desfilar as escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, e Mocidade Alegre, de São Paulo; o Boi Caprichoso, de Parintins, Amazonas; a Corte Real Carioca (Rio de Janeiro); a Orquestra de Frevos de Recife (Pernambuco); o grupo Flor do Campo, de Campo Grande (Mato Grosso do Sul); e os bloco Cortejo Afro, Filhos de Gandhy e Malê Debalê, de Salvador. O acesso é livre.
“A Expo Carnaval atingiu o seu propósito de unir pessoas e crenças de todo o Brasil. Pertencimento, respeito às diferenças, desenvolvimento econômico e políticas públicas, nada ficou de fora. Ver a beleza da negritude, que compõe a base do povo brasileiro e do carnaval, foi emocionante. Agora é hora de refletir e agir para concretizar essas transformações sociais e econômicas que o Carnaval tanto precisa”, comenta Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil, realizadora do evento.
Durante sábado, nos intervalos dos painéis, as intervenções musicais reforçaram o clima carnavalesco no evento. A programação foi aberta pelos Filhos de Gandhy, seguida do Balé Cultural de Pernambuco, Corpo de Baile de Costa de Sauipe, Escola de Samba Mocidade Alegre (SP), Boi Caprichoso de Parintins e Flor do Campo (MT).
Entre mais de 60 expositores, destaque para os pavilhões criados pelas cidades participantes, como Recife, Rio e São Paulo. O espaço da Abramus foi um dos mais concorridos, com o talk show apresentado por Jonga Cunha e Erika Saraiva. Passaram por lá muitos artistas e empresários, entre eles, Lutti, Chiclete com Banana, Alexandre Guedes (Motumbá), Tatau, Daniela Mercury, Márcio Mello, Wilson Café e, no encerramento, show da Ópera Buffa.
“Foi muito importante esse primeiro momento. Já na primeira edição, a gente sabia que seria realmente um desafio para as pessoas entenderem, mas neste segundo ano sentimos que estamos no caminho certo. É um evento inédito, em um formato que, ao contrário de outros setores, não existiam para o mercado de entretenimento. Agora, as pessoas já estão entendendo a nossa proposta de fazer essa junção de conteúdo em uma expo para falar de carnaval, estratégias, negócios e futuro, junto com intervenções artísticas e shows. Acho realmente que a Expo Carnaval Brazil é um divisor de água”, afirma Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil, realizadora do evento em parceria com a Join Entretenimento.
No sábado, o Carnaval Academy foi aberto com o tema O Marketing do Futuro do Carnaval, com Silvio Meira e Rosário de Pompeia. A Potência do Carnaval de Rua pelo Brasil, foi discutido por Rita Fernandes (RJ), José Cury (SP) e Gustavo Caetano Matos (BH). A mediação foi de Cezinha. Já Rafa Chagas, Mano Góes, Márcio Melo, Magary Lord e Marcello Nascimento (ECAD).se reuniram para discutir a Música do Carnaval – A composição como matriz da folia.
Os painéis prosseguiram pela tarde, com os temas Processo Criativo de Norte ao Sul do Brasil, com Leandro Vieira (Imperatriz Leopoldinense), Rossy Amoedo (Boi Caprichoso), Solange Cruz (Mocidade Alegre) e Pedrinho da Rocha (BA). A mediação foi de Milton Cunha. Já o debate Estética dentro das Telas Rede Bahia/Globo, foi um dos mais concorridos do segundo dia com as propostas apresentadas por Rogério Bruxellas (Rede Bahia) e Zé Ricardo (Rock In Rio), com mediação de Camila Marinho.
No final da tarde, o super palco foi cenário dos três últimos painéis: Transformação do entretenimento através da tecnologia, com Tereza (CEO SYMPLA), Hugo Porto (Cult_App) e Monyca Motta (Direito da Propriedade Intelectual), com mediação de Jeane Cordeiro. ESG: o Carnaval é ainda mais bonito com responsabilidade ambiental, social e ética, com Alexis Pagliarini, Ronnie da Riotur, André Brito, Suzano e mediação de Eduardo Athayde; e encerrando com Impactos Econômicos da Indústria do Carnaval, que reuniu Eduardo de Sá, Paulo Cavalcanti, Heloisa Santana (AMPRO), Pedro Dornas e mediação de Carlos Falcão.
Foto: Semente Filmes