O consumo de alimentos livres de glúten e lactose é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço na gastronomia. Essa mudança no cenário alimentar tem sido impulsionada por diversos fatores, como o aumento das alergias e intolerâncias alimentares, a busca por uma alimentação mais saudável e a crescente conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com restrições alimentares.
Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros sofrem com sintomas da doença celíaca no país. Já a pesquisa “O perfil do DNA do brasileiro na saúde e bem-estar”, aponta que pelo menos metade da população têm predisposição para desenvolver intolerância à lactose.
“Para algumas pessoas, consumir essas substâncias pode desencadear diversas reações, como a doença celíaca ou a intolerância à lactose, resultando em desconfortos, alergias ou outros problemas de saúde. É preciso ter muita atenção aos alimentos que são consumidos.”, explica anutricionista Itana Oliveira.
Além de atender pessoas que possuem restrições alimentares, alimentos sem glúten e lactose têm conquistado também adeptos entre aqueles que buscam uma dieta mais saudável. Muitos optam por essas opções como uma alternativa para reduzir o consumo de carboidratos e melhorar a digestão.
Com a crescente demanda por opções alimentares que atendam às necessidades de consumidores com restrições ou os que procuram por uma alimentação saudável, chefs e empreendedores da gastronomia têm buscado adaptar seus cardápios para oferecer pratos deliciosos e nutritivos que sejam livres de glúten e lactose. A Lê Docit – confeitaria bistrô é um exemplo de empresa do ramo alimentício que observou a alta demanda dentre os seus clientes e fizeram a inclusão de produtos no cardápio.
“Houve um aumento na procura pelos nossos clientes, percebemos que era hora de entender a melhor forma de trazer esses produtos para nosso cardápio. Abraçamos essa ideia, fizemos pesquisas e testes, e criamos a partir daí doces e salgados exclusivos sem glúten e lactose”, conta Alexandra Barreto, sócia da Lê Docit.
Com a variedade de alimentos que podem ser encontrados atualmente, é preciso desmistificar a ideia de que alimentos sem glúten e lactose são menos saborosos. “Estamos tendo uma ótima aceitação dos clientes e recebemos muitos elogios quanto a qualidade e sabor dos produtos. São opções de doces e salgados exclusivos sem glúten e lactose, que mantêm o sabor e qualidade, como coxinha, pastel de frango, pastel de camarão, quiches de frango e camarão, brigadeiro, mousses de chocolate, maracujá e limão”, finaliza Alexandra.
Foto topo: Will Cruzin