Durante essa edição do Rock in Rio, alguns internautas relataram problemas na hora de entrar no festival, pelo motivo de que haviam sido vítimas de golpes na hora de comprar os ingressos. Essa não é uma situação incomum e nem restrita ao universo do entretenimento. Qualquer evento que movimenta público pode entrar na mira de golpistas, que atuam com fraudes e ingressos falsos, trazendo prejuízo para o consumidor e para a cadeia produtiva de eventos.
“Com a crescente reabertura do mercado de eventos, também devemos ver rapidamente a intensificação de golpes relacionados à compra de ingressos”, alerta Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos.
Pensando nisso, Leandro traz algumas dicas para organizadores de eventos ajudarem a evitar esses golpes e assim proteger seu público. Confira:
Redes sociais podem ser aliadas
As redes sociais são importantes ferramentas para divulgação de eventos e sua comunicação com o público, mas também podem ser usadas para monitorar movimentações suspeitas. “As redes sociais aproximam o organizador do seu público e podem ser grandes aliadas para monitorar o comportamento dos usuários e identificar casos suspeitos de pessoas que estejam divulgando a venda de ingressos com muita constância”, explica Leandro.Plataforma segura para as vendas
Escolher uma plataforma robusta e confiável para a venda dos ingressos também é essencial. Além de oferecer segurança e agilidade na gestão do evento, isso aumenta a credibilidade perante os participantes. “Boas plataformas ajudam a evitar fraudes, monitorando os ingressos vendidos e realizando uma análise de segurança contra falsificações”, explica o especialista.Limite quantidade e transferência de titularidade Ao limitar o número de ingressos que cada pessoa pode comprar, você inibe as má intencionadas que costumam comprar grandes lotes para revender ilegalmente. Outra dica válida é limitar a quantidade de vezes que o comprador pode transferir a titularidade do ingresso ou inscrição do evento para uma única vez e encerrar essa possibilidade um dia antes do evento.
“É muito comum fraudadores se aproveitarem da correria da véspera do evento para aplicar golpes, inclusive revendendo o mesmo ingresso mais de uma vez ou solicitando reembolso depois de transferir a titularidade. Inclusive, para evitar possíveis problemas e desentendimentos com seu público, uma comunicação clara de sua política de cancelamento e reembolso desde o início é essencial”, recomenda Leandro.
Sobre a Even3
A Even3 é uma startup de tecnologia que une pessoas e conhecimento, por meio de uma plataforma inteligente para organização de eventos acadêmicos, técnicos, científicos, empresariais e entretenimento, em formato híbrido, presencial ou online. A plataforma faz a gestão dos eventos através de ferramentas que agilizam o credenciamento e check-in, criação de certificados assim como aceleram a submissão de trabalhos, tornando as inscrições para todos os formatos de eventos mais ágeis, em um ambiente seguro e personalizável. Com esse formato, a empresa alcança também o mercado internacional. Além disso, a Even3 oferece serviços de publicação de conteúdos acadêmicos de um jeito prático e rápido. Fundada em 2016, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, no último ano a startup registrou um crescimento de 169%, possibilitando a ampliação do time e o lançamento de novos produtos.