DESTAQUE MÚSICA

Retrofoguetes e Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta no Colaboraê

Duas bandas contemporâneas e das mais significativas do rock baiano se apresentam juntas em uma noite especial dia 24 de janeiro no Colaboraê. Ambas são da safra de ouro da cena independente de Salvador nos anos 2000, premiadas e referências para muitas outras que se seguiram, porém, atualmente, se encontram em diferentes contextos: Retrofoguetes permanece na ativa, agora em um power trio, e Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta já não existe mais enquanto banda, e alguns integrantes moram fora de Salvador.

O ÚNICO dia viável para este encontro em Salvador é na próxima sexta-feira (24). Ronei Jorge, um dos nomes mais respeitados da música da Bahia, guitarra, voz e letra das canções da banda com os Ladrões de Bicicleta, segue com sua carreira solo brilhante, mesmo quando o quarteto anunciou o encerramento das atividades em 2010, e, em 2024, celebrou 30 anos de estrada em show especialíssimo no Teatro SESC Casa do Comércio.

A banda Retrofoguetes desde que lançou seu último trabalho, o EP A Nova Onda Hipnótica dos Retrofoguetes (2022), se apresenta em formato com Julio Moreno na guitarra, Fábio Rocha no baixo e Rex na bateria. Em Brasília, num encontro entre eles e Maurício Pedrão, baterista da saudosa Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta que mora lá há alguns anos, surgiu a vontade de unir as bandas em uma ocasião única na terra natal.

Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta já se reuniram outras vezes. Em 2013, para uma curta temporada de shows, em 2020, para matar a saudade, e, mais recentemente, há exatamente um ano, comemorando duas décadas de história. Além destas ocasiões, Sérgio Kopinski (baixo e vocal) e Pedrão já fizeram muitos shows com Ronei ao longo dos anos.

Edson Rosa (guitarra e vocal) mora em São Paulo, e tocou menos com eles, no entanto, tem feito muita música com Ronei, como já o fez à época da banda. Em 2025, vamos ser brindados com mais este encontro, que certamente vai evocar toda uma geração que era sedenta pelos shows da banda, com todas aquelas canções que expressam a dualidade de sentimentos inerentes às relações amorosas, na ponta da língua. E não para por aí.

Desta vez, vai ser ainda mais especial porque vai acontecer na mesma noite em que se apresenta a Retrofoguetes, lendária banda instrumental de rock que, sem o recurso da letra acessa direta e intensamente o imaginário das pessoas com seus temas, títulos e performances divertidas e vigorosas que ganharam o Brasil e o exterior.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *