A inovação não surge por acaso; ela exige um processo contínuo de aplicação, reaplicação e aprendizado com erros e acertos. É na interseção entre criatividade, conhecimento e esforço que, enfim, nasce o novo. Por isso, estar em contato com quem inova, discutindo conceitos, explorando possibilidades e encontrando novas formas de enfrentar desafios, é essencial para o aprimoramento profissional.
Pensando nisso e buscando dar visibilidade a iniciativas locais de base inovadora e criativa, além de conectá-las a movimentos globais e a conteúdo de ponta para toda a sociedade, o SCREAM – Salvador Creativity and Media Festival, maior festival de criatividade, inovação e negócios do Norte-Nordeste, chega a sua 7ª edição com o slogan “Todas as Tendências, Um Só Evento: Prepare-se para Liderar em 2025”. O evento é realizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), com apoio do Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador e Saltur. Em 2024, o festival acontece nos dias 03 e 04 de dezembro, no DOCA1, localizado na Av. da França, Comércio.
Com dois dias de programação, o evento tem início a partir das 19h no dia 03, quando será realizada a cerimônia de abertura. Já no dia 04, a edição traz palestras, painéis, reuniões de lideranças e oficinas abertas para os inscritos de acordo com as lotações dos espaços. A expectativa para a edição é de 5 mil inscritos, profissionais de diferentes carreiras e senioridades que poderão acompanhar as atualizações do mercado em um ambiente de fomento à economia com base em inovação, criatividade e geração de negócios. As inscrições podem ser feitas de maneira gratuita pelo Sympla a partir do dia 18. A programação será divulgada no dia 13/11.
“Há muitas tendências influenciando o dia a dia, parte delas volátil, parte delas complexas. Como os profissionais têm dificuldade de compreendê-las no fluxo cotidiano, desenhamos o Scream como uma experiência capaz de atualizá-los sobre estes temas em apenas um dia, sem sair de Salvador”, diz Lucas Reis, Presidente da ABMP.
Nesta edição serão debatidos temas sobre inovação e criatividade que integram quatro eixos temáticos, são eles: Futuro e Tecnologia, abordando os impactos da IA na economia, trabalho, relacionamento e sociedade; Ancestralidade & Humanidades, sobre questões geracionais e o potencial de valor das raízes ancestrais locais; Comunicação & Marketing, que trabalha as mais recentes novidades da TV 3.0, a força do propósito e papel social das marcas; além de Regeneração & Sustentabilidade, aprofundando a tendência da chamada economia regenerativa. O lineup de palestrantes será divulgado a partir do dia 11 de novembro.
Novidade do ano, o SCREAM também apresenta uma rodada de audição com 10 artistas selecionados para avaliação de lideranças de 3 selos musicais, a Hitlab, 999 e a Nine Four Records. Cada selo escolherá 1 artista que receberá uma aceleração de carreira.
Para auxiliar os inscritos a obterem informações sobre o Festival, sua programação, local, dentre outros, a produção do evento vai disponibilizar uma agente IA nas redes sociais, sanando as dúvidas que possam surgir. Os interessados podem conferir as prévias de alguns assuntos trabalhados no evento por meio do Screamcast, o podcast do Festival. Os episódios podem ser vistos no spotify: https://open.spotify.
O encerramento da programação começa a partir das 17h30 no dia 04, com apresentação de artistas emergentes na música brasileira durante o pôr do sol, reforçando o objetivo do Scream de apontar tendências, inclusive na música.
Foto: Junior Gois