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Rio WebFest anuncia os indicados de 2024

Em sua 10ª edição, o Rio WebFest 2024 confirma sua tendência de ser o mais inclusivo e maior festival de webséries do mundo. Durante meses, a equipe assistiu a milhares de documentários enviados de todas as partes do mundo, nos mais diferentes formatos e selecionaram os indicados deste ano. Algumas mudanças foram constatadas, comparando com as edições anteriores. O gênero comédia voltou com força total rivalizando com o drama, que costumava imperar em outros anos. É a primeira vez que algumas religiões inscreveram séries com mega produções, como forma de comunicação, e também houve inscrições em peso de trabalhos de branded realizados por grandes marcas. Como todo anos, vários famosos inscreveram seus trabalhos, entre eles, a série “Ser Mãe é:”, da atriz Maria Eduarda de Carvalho, a “Receitas de Novela”, do chef João Diamante, o “Mallandro, O Errado Que Deu Certo” , trailer de Sérgio Mallandro, e “O Leblon de Manoel Carlos”, de Júlia Almeida.
“Há conteúdos sobre temáticas que eu nunca tinha visto, povoado das mulheres mosuo, ou buscando mostrar o lado humano da esquizofrenia”, afirma Daniel Archangelo, fundador do evento ao lado de Leandro Correa.

Os ganhadores das 78 categorias vão receber o troféu Zé durante do evento que acontecerá os dias 29 e 30 de novembro, e 1º e 2 de dezembro de 2024, nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro.

Esse ano, além de profissionais relevantes do mercado audiovisual nacional, o evento trará ao Brasil convidados internacionais como: Do Canadá – Jon Taylor – CEO do Independent Production Fund; da Espanha – Daniel Antelo – Diretor dos Festivais Cusco WebFest, e John Balan Fest; dos EUA – Jesse Murphy – Vice Presidente de Televisão Wonderland Sound & Vision. Segundo a produção do evento, haverá a exibição de 260 webconteúdos indicados a prêmios, e o público terá a oportunidade de se aproximar dos criadores através do Painel dos Criadores, onde representantes de todos os conteúdos selecionados no festival participam de uma conversa mediada sobre seus trabalhos.

As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios. Na categoria chamada Super Projeto, que segue com inscrições abertas até 30 de outubro, os roteiros ou webséries já finalizadas são apresentados a players pleiteando a possibilidade de uma reunião.

O Super Projeto permite que os criadores independentes tenham contato direto com o mercado através das rodadas de negócios e apresentação de pitching para uma banca de jurados composta por profissionais do meio audiovisual. Muitas vezes, os criadores independentes são experts em contar histórias, mas têm pouca experiência de como funciona o mercado. O Super Projeto Meeting e Pitching promove esse encontro e valida a produção independente junto aos produtores de TV convencional e canais de streaming – comenta Leandro Silva, também fundador do Rio WebFest.

Para quem ainda não formalizou um projeto ou tem um conteúdo pronto, o festival possui uma categoria chamada Webpiloto, que permite a inscrição de uma ideia. A categoria Webpiloto é uma das mais interessantes do festival: o criador nos diz qual a ideia de um piloto e, uma vez que a ideia é selecionada, filma seu piloto na Cidade das Artes, durante o festival. Todos os webpilotos são exibidos no evento, e o vencedor recebe uma premiação em dinheiro – finaliza Silva.

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