CINEMA

CRÍTICA: “Tuesday: O Último Abraço” abraça a morte sem rodeios

Falar sobre a morte não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. Mesmo que utilizemos a batida frase “a morte é a única certeza da vida” em vários momentos, queremos evitar de todas as maneiras possíveis até de pensar. Nós cinemas, o tema já foi abordado de diversas maneiras e agora retorna com “Tuesday: O Último Abraço”, da diretora Daina Oniunas-Pusic.

 

O novo longa, que mistura drama e comédia, nos apresenta Zora (Julia Louis-Dreyfus), e sua filha adolescente em câncer terminal, Tuesday (Lola Petticrew). Acompanhamos a jornada de Tuesday, que está prestes a enfrentar a morte, aqui retratada como um pássaro falante. Acostumada com os últimos lamentos dos outros humanos que vai visitar, a criatura “sobrenatural” se depara com uma jovem que o recebe educadamente, lhe tratando como nunca antes tinha experimentado.

 

Antes de se despedir deste mundo, Tuesday pede ao pássaro um último momento com a mãe, que abdicou da própria vida para se dedicar aos últimos momentos da filha. A jornada de mãe e filha é repleta de momentos marcantes, com uma troca intensa entre as atrizes. Diante da morte, elas entregam veracidade e beleza em meio ao tema principal da obra e os diversos acontecimentos ligados a ele.

 

Desde o primeiro minuto de tela “Tuesday” impressiona pela qualidade entregue no pássaro falante. Seu CGI é refinado e encaixa sem dificuldade ao tratamento final de película. Somando ao ótimo trabalho visual, temos a performance vocal de Arinzé Kene e a peculiar interação com a garota em estado terminal e sua mãe. O pássaro não está lá como um mero adereço de tela, mas sim como uma figura importante para menina e sua mãe.

 

Todo o cenário apresentado no roteiro de Daiana dão a “Tuesday: O Último Abraço” um tom lúdico. A fantasia é fundamental aqui, para que a história consiga abordar a morte de maneira mais leve e “aceitável”. Há uma beleza peculiar, misturada ao humor não tão convencional, que funcionam na passagem das mensagens que o filme apresenta.

 

“Tuesday: O Último Abraço” é um filme fácil de digerir e bastante reflexivo. É uma viagem intensa, bem lapidada e repleta dos mais variados sentimentos. Certamente, a produção mais diferenciada lançada em 2024, até o momento.

 

NOTA: 4/5

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *