Pobres Criaturas é uma comédia diferente do convencional, de fato uma obra muito bem elaborada e executada que nos leva a pensar “fora da caixa” sobre assuntos sérios, de forma não convencional e muito divertida.
O filme retrata a vida de Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem imatura se desenvolvendo no corpo de uma mulher adulta, resultando em estranheza já que ela evolui de coisas simples como falar e andar até as mais abrangentes, como o pensamento crítico, de forma bem rápida. Bella busca se aventurar no desconhecido, com isso fica notório o destaque da obra na crueldade humana e na divisão de classes sociais. Em meio sua vontade incessante de conhecer o mundo a jovem acaba vivenciando e se deparando com realidades bruscas, se desprendendo da inocência e conhecendo tanto pessoas interessantes, quanto realmente miseráveis.
O longa é de fato uma comédia, o que foi uma surpresa já que esperava um drama bem melancólico, a experiência se tornou única pois todos os atos me tiraram boas risadas, sem perder a compostura, além de contar com cenários incríveis e diversos, onde a falta de cor, as cores e cada detalhe é parte de uma bela composição significativa.
A ciência e o sentimentalismo andam lado a lado por aqui, a ciência presente em todos os aspectos do filme, sejam as criaturas fruto de experiências ou pequenas tecnologias e os sentimentos em constante construção, escalando e mesclando entre alegria, tristeza, ódio e amor.
Algo que também me chamou muita atenção foi a desconstrução da “depravação”, onde atos e escolhas vistas como “socialmente incorretas”, são tratadas como aventuras e experiências ocasionais.
*Destaque imenso para Emma Stone, que se entrega completamente a personagem, deixando fluir em si, no mesmo papel, uma criança, uma jovem em puberdade buscando liberdade e uma mulher, tanto por trejeitos, falas e suas expressões incríveis (para mim foi a sua melhor atuação até hoje). E ao Mark Ruffalo pelo seu divertidíssimo personagem Duccan Wedderburn, um ricasso garanhão que se encobre da missão de levar Bella para conhecer o mundo, vivendo grandes surpresas.
O filme tem 2h 21m de duração e estará disponível nos cinemas a partir do dia 1/Fevereiro.
Nota: 5/5
Por Juvia Libanio