CRÍTICA: “O Primeiro Natal do Mundo” traz magia natalina com tempero brasileiro
A Prime Video deixou nas mãos de Lázaro Ramos e Ingrid Guimaraes a responsabilidade de protagonizar o primeiro filme de Natal nacional da plataforma. O resultado é um dos melhores filmes de comédia natalina já produzidos e, de quebra, com o toque especial brasileiro, repleto de cenas que divertem e emocionam.
Na trama de “O Primeiro Natal do Mundo”, você acompanha a família Pinheiro Lima – formado por Pepê, um professor viúvo e suas duas filhas, que se une a Tina, uma chefe de cozinha divorciada e seus dois filhos. No primeiro Natal juntos, nem tudo sai como planejado e o pedido de uma das crianças faz o a importante data desaparecer do calendário e da mente das pessoas, menos a casa de Pepê e Tina. Com o sumiço do Natal, o mundo deixa de ser o mesmo e as pessoas parecem tristes e impacientes.
Com o mundo de cabeça para baixo pela falta do feriado mais importante do mudo quando o assunto é afeto, Tina, Pepê e seus filhos preciso encontrar uma solução que faças as pessoas se recordarem. Sem muitas opões, eles acabam aceitando a ajuda de Silvana (Fabiana Karla), síndica do condomínio para onde a família se mudou e dona de uma rede de lojas famosa na cidade. O que parecia ser a salvação, apenas colabora para que os problemas cresçam. A situação vira uma bola de neve muito próxima de derreter e levar embora a esperança do mundo voltar a ter o Natal.
Com direção de Susana Garcia, Gigi Soares e roteiro de Leandro Soares, Alessandra Ruiz, “O Primeiro Natal do Mundo” acerta em cheio em questionar as tradições do Natal no que diz respeito às diferença, entre elas a climática, entre o Brasil e outros lugares do planeta. Também trata de forma delicada as relações familiares, principalmente ao abordar perdas. E tudo acontece no tempo certo, sem correria. As piadas são sempre bem encaixadas, o que ajuda a trama a correr tranquilamente, sem deixar aquele gosto amargo de constrangimento.
“O Primeiro Natal do Mundo” é um filme para plataforma de streaming, mas que ganharia o público das telas de cinema com muita facilidade. Uma aventura cativante de Natal com sabor brasileiro, que traz ainda nomes como Rafael Infante e Stella Miranda. Destaque ainda para os pequeno Theo Matos e Valentina Gaspar.