Viciada em fazer história, Anitta acaba de coloca mais um feito inédito em sua extensa lista. A brasileira foi indicada pela segunda vez ao Grammy americano, agora na categoria de “Melhor Álbum Pop Latino” com o seu mais recente projeto, o “Funk Generation”, o primeiro de Funk a aparecer nas categorias principais da premiação.
Lançado em 26 de abril deste ano, o “Funk Generation” é o sexto álbum de estúdio de Anitta e o seu primeiro pela Republic Records e Universal Music Latino. Sua importância na discografia da artista tem um significado ainda mais especial, por ser o pilar do quarto ele sempre quis fazer, desde que se propôs a batalhar por um espaço no mercado fonográfico internacional: levar o Funk para o mundo. E a menina sonhadora de Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, sempre soube que não seria tarefa fácil, por isso, nunca escondeu a humanidade em dizer que estava começando do zero lá fora e apresentando aos poucos a sonoridade para os que ainda não conheciam. O trabalho de formiguinha tem surtido efeito e grandes nomes da música mundial têm inserido o Funk em seus novos trabalhos, como é o caso de The Weeknd em “São Paulo”, seu mais recente single em parceria com a Funkstar.
Elogiado por veículos especializados em música no mercado internacional, principalmente pela “ousadia” em ter como base de suas 15 faixas trilíngue um ritmo que não é consumido fora do Brasil, o “Funk Generation” encontrou (e ainda encontra) em seu país de origem a maior resistência. O motivo? As pessoas acham um absurdo querer exportar a cultura local cantando em outros idiomas. Mas levar as partidas acompanhadas de letras em inglês e espanhol (além do português de “Joga Pra Lua”) é sim a forma mais viável de se inserir no mercado, tendo em vista que o idioma daqui não ganha espaço lá fora com tanta facilidade.
Com “Funk Generation” indicado ao Grammy, Anitta faz mais um gol para sua biografia e também para o movimento que a revelou para o Brasil e agora está ganhando o mundo. Muitos bons frutos podem surgir.
Confira os indicados a “Melhor Álbum Pop Latino”:
- Anitta – Funk Generation
- Luis Fonsi – El Viaje
- Kany García – García
- Shakira – Las Mujeres Ya No Lorran
- Kali Uchis – Orquídeas