Quem você é quando ninguém está vendo? Essa forte e ousada pergunta é uma das reflexões que o cantor e compositor Victor John propõe em seu novo single “Autossabotagem”. A canção integra o primeiro EP de carreira do artista paulistano, intitulado “Fiz Por Merecer”, que aborda o processo de autodescobrimento do artista como pessoa LGBTQIA+ em suas diversas e dolorosas camadas. O single estará disponível em todos os aplicativos de música a partir das 21h, desta quinta-feira (14). Já o clipe chega ao YouTube do cantor nesta sexta-feira (15), a partir das 12h.
Com produção conduzida por Lucas Coji, “Autossabotagem” conta com um som marcado pela guitarra, com fortes influências do pop rock dos anos 2000, que homenageia as influências de Victor John na adolescência, desde bandas internacionais como Paramore, Evanescence e Avril Lavigne até os nacionais como CW7, Fresno, Pitty e Lipstick. “Sempre tive uma admiração especial por bandas lideradas por vocalistas mulheres, enxergando-as como minhas ‘divas pop’. Desde cedo, como um garoto gay, sempre me identifiquei com essas artistas”, afirma. “Por isso, essa música tem um significado profundo para mim. Representa o gosto musical do Victor John criança e adolescente. E além de homenageá-las, com essa música, finalmente consegui expressar a influência que elas tiveram no meu trabalho”, completa.
DE OLHO NO FUTURO
Em termos da mensagem que deseja passar, Victor John aposta na resiliência e autoaceitação, com um apelo para que o público abrace suas imperfeições, assuma os próprios erros como parte do processo de crescimento e deixe o passado descansar.
“É como se eu estivesse dentro de um estado de paralisia emocional e mental ao revisitar constantemente as minhas falhas passadas e questionar sempre as minhas escolhas. Essa música representa a retomada de controle da minha narrativa, assumindo a minha versão mais crua, ao invés de ser vítima das circunstâncias e refém do passado. Chegou o momento de me acolher e, finalmente, fazer as pazes com quem sou e com quem me tornei”, salienta.
Victor John, que começou sua relação com a música ainda criança, lembra com carinho de sua trajetória e acredita que o EP “Fiz por Merecer” será um marco em sua carreira independente. “As duas próximas músicas inéditas que virão com o EP vão fechar esse ciclo, trazendo uma abordagem mais leve e despretensiosa, livres da culpa que senti no começo”, diz. Agora, seu desejo é expandir seu alcance, tanto nas plataformas digitais quanto ao vivo nos palcos. “Estar no palco e olhar nos olhos das pessoas é o que eu mais quero. Essa conexão é indescritível”, finaliza.