CINEMA DESTAQUE

FRAPA promove mostra inédita de longas brasileiros

A MOSTRA FRAPA nasce com o objetivo de democratizar o acesso ao maior evento de roteiro da América Latina, o Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, e de formar plateia através da exibição gratuita de filmes nacionais. De 30 de outubro a 14 de dezembro de 2024, serão apresentados dez longas-metragens de ficção e documentários que se destacaram pela qualidade de seus roteiros.

O FRAPA e a Mostra FRAPA têm o patrocínio master da Petrobras, que consolida a posição da empresa como uma das maiores incentivadoras do cinema no Brasil, através do programa Petrobras Cultural.

“A Petrobras contribui para o desenvolvimento do país de diferentes formas, e o apoio à Cultura é uma delas. A empresa tem orgulho de valorizar o audiovisual brasileiro patrocinando iniciativas como filmes e festivais em todo o país. É motivo de grande satisfação a parceria com a Mostra FRAPA, juntamente com o maior evento de roteiro audiovisual da América Latina, o FRAPA”, destaca Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínio da Petrobras.

A programação trará dez filmes que mostram a força do cinema brasileiro, distribuídos em 30 sessões, todas gratuitas. Cada filme terá uma sessão seguida de debate com seus respectivos roteiristas, uma sessão 100% acessível, com dispositivos de libras, audiodescrição e legendas descritivas, e uma projeção ao ar livre, que serão distribuídas em diversos pontos da capital gaúcha. As sessões-debate e acessíveis acontecerão na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana.

A seleção da curadoria levou em conta a complexidade e a pluralidade do nosso país, com títulos de diversos estados e gêneros. Alguns dos filmes da mostra são inéditos no estado. Os dez debates vão virar episódios de uma temporada especial do FRAPACAST, o podcast gratuito do FRAPA. Os roteiros dos longas podem ser acessados no site do FRAPA, onde também já está disponível a programação completa da Mostra, com dias, horários e locais das sessões.

A MOSTRA FRAPA é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, com sede na Cinemateca Paulo Amorim e apoio institucional do Iecine, Casa de Cultura Mario Quintana, Governo do Estado Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Cultura – Sedac. Apoio da Porto Alegre Film Commission. Produção Coelho Voador Roteiros e Epifania Filmes e realização Ministério da Cultura e Governo Federal. A curadoria é formada por Alessandro Engroff, Camila Agustini, Jeferson Silva, Leo Garcia, Mariana Mêmis Müller e Pedro Perazzo.

O FRAPA é uma realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes e tem direção-geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller.

Filmes

“A Filha do Palhaço” (2022), roteiro de Amanda Pontes, Michelline Helena e Pedro Diógenes;

“A Transformação de Canuto” (2023), roteiro de Ariel Kuaray Ortega, Ernesto de Carvalho, Miguel Antunes Ramos, Patrícia Ferreira e Ralf Ortega;

“Avenida Beira-Mar” (2023), roteiro de Maju de Paiva e Bernardo Florim;

“Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (2023), roteiro de Marão;

“Estranho Caminho” (2023), roteiro de Guto Parente;

“Memórias de um Esclerosado” (2024), roteiro de Thais Fernandes, Rafael Corrêa e Ma Villa Real;

“O Dia que te Conheci” (2023), roteiro de André Novais Oliveira;

“Oeste Outra Vez” (2024), roteiro de Erico Rassi;

“Retrato de um Certo Oriente” (2024), roteiro de Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos;

“Um Dia Antes de Todos os Outros” (2024), roteiro de Jô Bilac, Fernanda Bond e Valentina Homem.

Foto: Sempre Viva/Divulgação

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *