Vanguardista em inovação, a Natura apresenta uma tecnologia inédita na perfumaria mundial, capaz de traduzir sons e cores em fragrâncias. Criada e desenvolvida em sua totalidade por cientistas e pesquisadores da marca, a Tecnologia VibraScent*, como foi batizada, é a primeira tecnologia com patente requerida da perfumaria Natura. O anúncio vem acompanhado do lançamento de Kaiak Sonar, nova linha de fragrâncias de Natura Kaiak, marca líder em perfumaria nos lares brasileiros*.
De acordo com Artur Placeres Neto, Ph.D. em Ciências Naturais e Gerente Científico Sênior da Natura, a inovação relaciona a frequência das vibrações em moléculas olfativas, tornando possível para a Natura traduzi-los em fragrâncias onde 100% dos ingredientes vibram na mesma frequência que sons e cores do mar. Desenvolvida com base em um estudo imersivo a respeito do funcionamento do sistema olfativo, VibraScent* parte da premissa de que tudo no mundo é feito de átomos e moléculas que vibram. A partir da medição das frequências dessas vibrações, pode-se realizar uma correlação entre moléculas de sentidos diferentes (visão, audição e olfato).
Tatiana Ponce, vice-presidente de Marca e Inovação da Natura, destaca que, assim como o oceano, o novo Kaiak Sonar não tem barreiras para oferecer uma verdadeira experiência sensorial. “Ao integrar as vibrações do mar na composição das fragrâncias, criamos uma sinfonia de cheiros que encantam os sentidos”, ressalta. “Traduzimos os sons e cores que viajam pelas águas para uma essência vibracional que estimula os sentidos mais profundos e fazem essa ponte entre o mundo real e as nossas experiências pessoais”, complementa.
Inspirada no conceito de Blue Mind, ciência que aborda os benefícios emocionais e psicológicos que os ambientes aquáticos têm sobre os seres humanos, como efeitos revitalizantes e de bem-estar sobre o cérebro e sistema nervoso, a nova fragrância foi elaborada para ativar os sentidos de maneira inovadora.
A perfumista exclusiva da Natura, Verônica Kato, em colaboração com perfumistas nacionais e internacionais, selecionou ingredientes traduzidos pela Tecnologia VibraScent* que foram capturados em uma expedição marítima da Voz dos Oceanos da família Schurmann e criou duas fragrâncias, Masculina e Feminina, que vibram na mesma frequência do mar. Uma verdadeira viagem sensorial. “Kaiak Sonar é uma celebração da inovação e da conexão com a natureza, elevando a marca para outra dimensão”, comenta. “A ideia foi criar fragrâncias que representam a diversidade de sensações do mar, e que materializam essa magia entre os sentidos: o que você escuta e vê, para o que você cheira. A Tecnologia VibraScent* associada a travessia marítima foram fundamentais para atingir esse objetivo e permitir com que eu co-criasse com o mar uma fragrância multifacetada e com toda a potência do frescor para o público brasileiro”, finaliza.
A experiência sensorial inédita oferecida pela Colônia Kaiak Sonar está disponível em embalagens de 100ml, proporcionando uma duração de até 8h na pele, reunindo notas marinhas e aquosas, semelhantes à maresia. A masculina possui um toque amadeirado e a feminina possui um toque floral. As fragrâncias são uma homenagem ao espírito aventureiro e à conexão entre ser humano e a natureza aquática, refletindo o compromisso da Natura com a regeneração e a inovação.
Diretrizes sustentáveis da linha Kaiak
Assim como as demais fragrâncias da marca, Kaiak Sonar conta com as tampas das embalagens feitas com mais de 50% de plástico reciclado retirado do litoral brasileiro.
Desde seu relançamento em 2022, a marca foi responsável por utilizar mais de 230 toneladas de plástico reciclado em suas embalagens – o equivalente ao peso de 115 milhões de tampinhas plásticas, evitando que alcancem o destino mais comum: o mar, reafirmando seu compromisso de apoiar a regeneração do oceano.
Toda a circularidade envolvida em Kaiak corrobora com as metas da Visão 2030 da Natura América Latina. Até 2030, a empresa tem o compromisso de tornar 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis; e 50% de todo o plástico usado deverá ter sua origem na reciclagem pós-consumo. O lançamento de Kaiak Sonar marca um novo capítulo para a Natura, oferecendo aos consumidores opções que combinam tradição e inovação, e que reforçam o compromisso da empresa com produtos que respeitam e celebram a natureza.