DESTAQUE VIVA BEM

Dia Nacional de Conscientização da Dermatite Atópica (23/09): transpiração excessiva pode ser um fator agravante

Em 23 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Conscientização da Dermatite Atópica, uma oportunidade para destacar a importância dos cuidados com a pele, especialmente durante os dias mais quentes do ano. O Instituto Bahiano de Imunoterapia (IBIS), referência no tratamento dessa condição em Salvador, está à frente dessa campanha de conscientização, alertando sobre os fatores que podem desencadear crises durante as altas temperaturas.

A dermatite atópica é uma condição crônica inflamatória da pele que afeta cerca de 10% dos adultos e 20% das crianças. Caracteriza-se por prurido intenso, manchas vermelhas e ressecamento, sendo frequentemente confundida com alergias. Segundo o Dr. Gleison Duarte, dermatologista do IBIS, a doença resulta de uma barreira cutânea comprometida e inflamação autoinduzida.

Dr. Gleison Duarte
Dr. Gleison Duarte

Na Bahia, a transpiração excessiva é um dos principais desencadeantes de crises. Isso porque, o suor pode irritar a pele dos pacientes com dermatite atópica, agravando os sintomas. Para prevenir surtos, é essencial manter a pele hidratada com produtos adequados e evitar piscinas cloradas, banhos quentes e produtos irritantes, como alguns chás de plantas populares na região. Além disso, minimizar a exposição a alérgenos sazonais, como pólen e mofo, é recomendável. Evitar roupas sintéticas e justas, assim como o estresse psíquico, também pode ajudar a controlar a condição.

Excelência no Tratamento

O IBIS é certificado como Centro de Referência de Certificação e Excelência em Dermatite Atópica (ADCARE), oferecendo tratamentos inovadores, desde imunoterapias clássicas até modernas, orais e subcutâneas. Essa certificação permite um diagnóstico e tratamento mais ágeis, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Além disso, o instituto conta com um Centro de Pesquisas Clínicas de ponta, conduzindo estudos de fase três com tratamentos inovadores, mesmo para aqueles que não obtiveram sucesso com terapias modernas disponíveis nos planos de saúde.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *