MÚSICA

Monique Nascimento lança o seu primeiro álbum marcado pela MPB

A cantora Monique Nascimento lança, nesta quinta-feira, “Tempo”, seu primeiro álbum. O projeto, que tem como grande temática os encontros diaspóricos, que nos levam a refletir os muitos caminhos percorridos pela musicalidade, visa promover um diálogo transatlântico com culturas importantes para a formação de Monique enquanto artista.

De acordo com Monique, “Tempo” tem como conceito tratar dos atravessamentos e novos lugares provocados pela miscigenação”. Com nove faixas, a maioria das músicas foram compostas por Monique e pelo diretor musical do projeto Sebastian Notini (responsável pela produção do primeiro EP de Luedji Luna e três álbuns do Tiganá).

Além de Notini, Munir Hossn fez uma colaboração especial, assinando a composição “Morro do Bem Me Quer”, uma leitura de samba reggae dessa Salvador com força vinda da negritude contemporânea. Com sonoridade voltada para o MPB e marcado pela musicalidade baiana em suas músicas transatlânticas, o álbum explora temas como identidade, amor, espiritualidades, travessias e as águas da Bahia.

Contudo, além da MPB, “Tempo” traz influências em ritmos cubanos, devido às vivências de Monique Nascimento no país caribenho. Em Cuba, a cantora encontrou uma proximidade notável com a musicalidade baiana. Desse modo, essa combinação de escolas musicais adiciona uma riqueza musical ao álbum, casando com as temáticas trabalhadas em seu conceito. Esse diálogo com outras culturas, assim, é retratado nas músicas e parte central deste trabalho.

Monique Nascimento destaca o álbum como a realização de um sonho. “‘Tempo’  é um sonho que se torna real, um sonho construído há muitos anos. Foram tantas vivências, muita estrada percorrida pelo mundo. Ver esse projeto nascer, com uma equipe tão competente dando suporte é uma sensação única, um momento de celebração”.

No disco, as guitarras são de Felipe Guedes, Ximbinha Mamede e Tarcísio Santos, Baixo – Felipe Guedes, Aniel Someillan e Ldson Galter, produção, direção, Percussão e sopros Sebastian.

Além do lançamento no dia 25, a artista apresentou o show “Tempo”, no último dia 18, no Teatro SESI, Rio Vermelho, com ingressos esgotados. Com a casa cheia, a cantora mostrou ao público as canções que compõem o álbum, mantendo como conceito-chave esses encontros e atravessamentos que perpassam sua música. A apresentação teve direção artística de Anne Rodrigues e direção musical de Jordi Amorim.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *