No dia 15 de março, Samuka Cartes apresentou o lançamento do seu aguardado álbum “Ao Sul do Mundo” em todas as plataformas digitais. O material conta com músicos de diversos países, como Cuba, Venezuela, Peru e Brasil, que junto de Samuka Cartes, trilham uma belíssima jornada musical através dos ritmos e melodias da América Latina, com fortes influências no jazz moderno.
“Ao Sul do Mundo” traz 11 faixas, sendo 3 delas cantadas, e as outras 8 em versão instrumental. Entre as canções com letra e melodia, destaca-se a parceria póstuma com o icônico poeta curitibano, Paulo Leminski. A canção “Um Passarinho Volta Pra Árvore” traz um trecho do poema “Dança da Chuva” que faz parte do livro Toda Poesia. Lançada em formato de single em agosto de 2023, a canção é interpretada por Talitha Lessa, que também assina a composição ao lado de Paulo Leminski e Samuka Cartes.
Com arranjos complexos, harmonias sofisticadas e muita abertura ao improviso, cada faixa do álbum é uma experiência musical única, trazendo elementos distintos e emocionantes. Desde o ritmo contagiante de “Bola pa’frente”, uma rumba guaguancó que oferece uma mensagem positiva em tempos difíceis, até a melancolia do bolero jazz “Ocaso”, inspirado no entardecer ao pôr do sol no mar, cada música transporta os ouvintes para um lugar diferente.
Além das composições originais, o álbum apresenta uma série de releituras emocionantes, incluindo a visceral interpretação de “La muerte del angel” de Astor Piazzolla, “El cigarrito” de Víctor Jara, “O Futebol” de Chico Buarque, e “Anu Preto” do grande músico brasileiro, Sizão Machado, que participa em diversas faixas do disco.
Não perca a oportunidade de embarcar nesta emocionante jornada musical pela América Latina com o lançamento de “Ao Sul do Mundo” do Samuka Cartes. Prepare-se para se encantar e se emocionar com a riqueza e diversidade da música latino-sudamericana.
Ficha Técnica
Selo: Cuíca Música
Gravado, mixado e masterizado pelo Estúdio Arsis por Adonias Jr.
Sobre o Samuka Cartes
Samuka Cartes é pianista, compositor e arranjador. Natural do Chile, o artista reside no Brasil há mais de 10 anos e é considerado por muitos, uma das grandes promessas da música instrumental. Com seu estilo virtuoso e habilidade técnica, Samuka já fez parte de diversos projetos, como, Surtango e Duo Camaleão. Também foi pianista do Corpo Profissional de Balé da Universidade do Chile, e participou da Big Band do Conservatório de Tatuí.
No Brasil, participou do Festival de Jazz Savassi em Minas Gerais (2015), como pianista do grupo Manases Quinteto, que ganhou o primeiro lugar no concurso de Jovens Talentos, e subiu em importantes palcos da cena atual, como Casa de Francisca e Jazz B.
Ao todo, mais de 15 músicos de nacionalidades diversas integram seu primeiro disco, “Ao Sul do Mundo”. Entre eles o lendário contrabaixista Sizão Machado (BR) e o experiente Eduardo Espasande (CUB), além de novos nomes da música como, José Alejandro Osorio (VE), Jehison Cruz Cháves (PE), Laura Santos (BR), Pedro Moreira (BR) e muitos outros.
Foto: Noelia Nájera