DESTAQUE MAIS

Pivô Salvador anuncia abertura da programação de 2024

Saudando a Rainha do Mar e aproveitando as boas energias de uma das maiores celebrações da cultura afro-brasileira na Bahia, a Festa de Iemanjá, o Pivô Salvador abre oficialmente, nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, seu calendário anual de 2024 com uma programação artística, musical e gastronômica. A abertura da programação, que reflete o compromisso contínuo com a produção e debate em torno da arte contemporânea, será marcada pelo Ateliê Aberto com a artesã-artista natural de São Gonçalo (RJ), Laís Amaral, a partir das 13h, na sede do Pivô Salvador, em Nazaré. Neste momento, o público vai ter a oportunidade de ter o contato direto com a pintora, suas obras e o seu processo criativo.

A agenda do dia inclui um bate-papo, às 15h, entre a residente Lais Amaral, a curadora e diretora artística do Pivô Fernanda Brenner e a artista Carla Santana, uma das fundadoras do coletivo Trovoa. Os visitantes também poderão conferir as performances “ARU” do bailarino e performer baiano Otávio Portela, e ”Can you see it?” da artista paulista Val Souza. A primeira proposta performática traduz um banho simbólico com referência no imagético das práticas de religião de matriz africana, costumes dos povos originários e a cultura dos benzimentos no Brasil. Na segunda performance, a artista chegará no Pivô com um carrinho oferecendo bebidas e dança. Ao passar pelas ruas até chegar no destino, com seu ‘veículo’ luminoso, Val atua como um sound system ambulante, ou um baile ambulante trazendo para próximo aquilo que a sociedade prefere esconder. Ambas performances iniciam no espaço autônomo de experimentação artística, o Pivô, e se desdobram no ‘Festival Oferendas’ que acontece no Rio Vermelho.

A atração musical ficará sob o comando da produtora musical e DJ britânica-nigeriana, Kikelomo (co-fundadora da Oroko Rádio), que estará pela primeira vez no Brasil. A gastronomia, por sua vez, contará com um menu especial de almoço, assinado pelo chef Pablo Cordier, da Talo Cozinha Vegana. A programação é gratuita e aberta ao público segue na sexta, dia 2.

SERVIÇO
O quê: Abertura do Ano Pivô Salvador
Quando: Quinta-feira, 1º de fevereiro, das 13h às 19h
Onde: Pivô Salvador – Rua Boulevard Suíço, 11A, Nazaré
Quanto: GRATUITO
Mais informações: https://www.pivo.org.br

Sobre o Pivô Salvador
É uma associação cultural sem fins lucrativos e espaço autônomo de experimentação artística e curatorial que possibilita, desde 2012 com a sua fundação no edifício Copan em São Paulo, encontros e intercâmbios entre diversos agentes da arte contemporânea em esfera nacional e internacional. Em julho de 2023, o Pivô Salvador abriu as portas em um casarão que possui intensa relação com o surgimento da Tropicália. O Pivô Salvador assume o objetivo de fomentar e divulgar a produção artística local e criar um espaço livre e aberto para interlocuções dentro do campo da cultura contemporânea. O programa do Pivô se articula entre projetos comissionados, exposições, programas públicos, publicações e residências artísticas, sempre levando em conta o potencial que a arte contemporânea tem de instaurar questionamentos críticos e abrir novas possibilidades de envolvimento com as questões cruciais do nosso tempo. A instituição conta com uma série de parcerias institucionais nacionais e internacionais e com o apoio de várias pessoas físicas e jurídicas para viabilizar propostas artísticas e curatoriais desafiadoras e manter seu espaço em pleno funcionamento. Nestes anos de existência, o Pivô acumula a realização de mais de 65 exposições, mais de 80 programas públicos, mais de 400 artistas envolvidos na programação, mais de 68 mil visitantes, mais 31 mil acessos na plataforma Pivô Satélite, mais de 8 mil inscritos no mailing e mais de 50 mil seguidores no Instagram.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *