CINEMA DESTAQUE

CRÍTICA: “Digimon Adventure 02: The Beginning” traz trama madura e bem contada

Do quê é feito um laço? O quê de fato estabelece a aliança entre os seres humanos e os Digimons? É recheado de questionamentos e forte carga emocional que a franquia Digimon chega aos cinemas nesta quinta-feira (30), com “Digimon Adventure 02: The Beginning”, uma aventura reveladora.

O ano é 2012, exatamente 11 anos após os acontecimentos de envolvendo os digiescolhidos da segunda geração. Davis, Ken, Yolei, Kari, TK e Cody vivem suas vidas aos lado de seus parceiros Digimons, quando um Digitama aparece sobre a torre de Tóquio. O acontecimento é acompanhado por toda a população, através da cobertura das emissoras de TV. Cientistas tentam desvendar o que está acontecendo, com a ajuda de outros digiescolhidos. Além disso, um misterioso jovem, Lui Ohwada, surge com um digivice, na tentativa de fazer contato com o ovo e se apresenta como o “primeiro digiescolhido”.

É através de Lui que a história envolvendo o gigantesco digitama começa a ser desvendada. Por o ter salvo durante uma tentativa frustrada de chegar até o objeto, os digiescolhidos exigem que ele conta seu envolvimento. Ele parece ser o responsável pelos acontecimentos na cidade. A partir daí, o longa embarca em uma trama madura e reflexiva. O público é apresentado a Ukkomon e, a partir dele, muitas perguntas ganham resposta e outras surgem na cabeça dos protagonistas (e também do público).

Digimon sempre teve como diferencial tratar de assuntos sérios, falar sobre sentimentos. Neste novo filme, a Toei Company não decepciona e consegue der um nível ainda mais maduro. Entre os temas centrais, o longa mostra como a falta de diálogo pode ser prejudicial entre as pessoas e, sem dúvidas, delas com os Digimons. Um outro ponto abordado também, através de uma das falas de Lui, é o livre arbítrio dos monstros digitais em relação aos seus digiescolhidos. Será que suas ações são genuínas, ou eles apenas são forçados a seguir os comandos? O elo entre eles é abordado de uma maneira mais profunda, principalmente em relação aos digivices. Tudo é apresentado com uma das cargas emocionais mais fortes já apresentadas na franquia, inclusive com cenas um pouco mais pesadas.

Por fim, “Digimon Adventure 02: The Beginning” traz uma trama de alto nível para as telas, mantendo a tradição de questionar junto com cenas de ação de tirar o fôlego. É um filme de anime bem trabalhado, com o saudosismo das digievoluções e a maturidade dos digiescolhidos, fazendo com que os fãs criem ainda mais conexão ao ver que o time que eles acompanharam quando criança também cresceu, amadureceu, mas continua com o espírito aventureiro. Sem dúvidas, um dos melhores filmes da franquia.

 

Por Robson Cobain

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *