Desde a sua estreia em Salvador, quando se apresentou no formato voz e violão pelo Projeto Quinta MaSSA no Teatro Jorge Amado, em outubro de 2022, já era notória a sintonia do cantor e compositor Jota.pê com a cidade e com os soteropolitanos. Casa lotada, com um público entoando todos os sucessos, e não vai ser diferente no Largo Quincas Berro d’Água, no próximo sábado, 2 de dezembro, a partir das 20h00. A abertura fica por conta de Theodoro Nagô (SP).
A sintonia com a Bahia não parou por aí. Na ocasião daquela sua estreia em Salvador, Jota.pê convidou o guitarrista baiano Wallace Carvalho, o “Chibatinha”, e o público foi ao delírio. “Eu assisti a um show do ÀTTØØXXÁ no Festival CoMA (Brasília) que foi um dos melhores shows da minha vida, e eu amei o jeito que o Chibatinha faz os grooves, o jeito que ele pensa a guitarra…”, justificou Jota.pê à época, declarando que esperava gravar um dia com ele.
Pois Jota.pê gravou todo o álbum novo, “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”, com Chibatinha, exceto a música Ouro Marrom, que é só em voz e violão, e o guitarrista estará na banda no show de sábado (2). O “Lado A” do álbum, lançado no fim de outubro, tem ainda a participação da baiana de Candeias, Xênia França, vencedora do Grammy Latino 2023 por Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, com “Em Nome da Estrela”, no último dia 16.
Xênia participa em “Naíse”, de Nine Oliveira, único dueto do álbum, e um forró para retribuir um vínculo que se formou com o gênero, através do seu trabalho. “Tudo começou quando alunos de uma escola de forró começaram a usar minhas músicas nas aulas. A partir daí, passei a fazer shows nas festas deles. Aí a galera do forró passou a frequentar meus shows”, conta.
Outra canção que não é composta por ele é “A Ordem Natural das Coisas”, de Damien Seth e Emicida, uma de suas maiores referências. Além de “Um, Dois, Três”, autoral, cujo clipe foi lançado junto com o “Lado A”, tem “Tá Aê”, uma parceria com Theodoro Nagô, que abre seu show de sábado, com voz e violão. Uma faixa groovada e alegre, que ainda cita Salvador!