VIVA BEM

Você conhece a Doença de Crohn?

A data de 16 de novembro é marcada pelo Dia Nacional dos Ostomizados, uma data que destaca a força e a resiliência daqueles que passaram por cirurgias de ostomia, um procedimento para criar uma abertura artificial no corpo para a eliminação de resíduos corporais, como fezes ou urina. Essas cirurgias são frequentemente necessárias em decorrência de condições médicas graves, a exemplo da Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

A Doença de Crohn é uma condição crônica e inflamatória do trato gastrointestinal, que pode afetar qualquer parte, desde a boca até o ânus. Ela é caracterizada por inflamação e danos no revestimento do trato digestivo, podendo causar sintomas variados e impactar significativamente a qualidade de vida. O médico reumatologista da Novaclin, Dr. Alexandre Ibrahim Uehbe, conta como identificar essa doença inicialmente.

“Os sintomas incluem diarreia persistente, muitas vezes acompanhada de sangue; dor abdominal frequente e intensa, especialmente na região inferior direita do abdômen; perda de peso, fadiga e, em casos mais graves, pode ocorrer febre. O diagnóstico da Doença de Crohn é feito por meio de uma combinação de exames clínicos e de imagem, mas é extremamente importante que, ao observar sintomas persistentes que possam indicar a presença dessa condição, o paciente busque ajuda médica.”

A Doença não apenas causa desconforto físico, mas também impacta profundamente a vida dos pacientes. A necessidade de cirurgias frequentes, tratamentos contínuos e mudanças na dieta são comuns. O Dia Nacional dos Ostomizados é uma oportunidade para reconhecer a jornada desafiadora enfrentada por aqueles que passaram por cirurgias de ostomia, incluindo pacientes com Crohn.

“Esse é um momento para celebrar a resiliência, coragem e determinação desses indivíduos, além de promover a conscientização sobre as questões enfrentadas por eles e combater o estigma associado à condição. É essencial que haja uma conscientização contínua sobre a Doença de Crohn e outras condições que podem levar à necessidade de ostomia. Além disso, é fundamental oferecer apoio emocional, informações precisas e acesso a recursos para que os pacientes possam gerenciar sua condição e viver suas vidas da melhor maneira possível”, conclui Dr. Alexandre.

Dr. Alexandre Ibrahim Uehbe é médico especialista em reumatologia e atende na Novaclin em Salvador-BA, associada ao Grupo Cita (Centros Integrados de Terapia Assistida), e está disponível para entrevistas.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *