Últimos dias para conferir a CASACOR Bahia 2023, que encerra com sucessos de público a sua 27ª edição, no próximo domingo, 24 de setembro, na Alameda dos Sombreiros, 440, no Caminho das Árvores. Com esta edição, a mostra baiana retoma a sua posição entre as três maiores no cenário nacional. Desde a abertura, 27 de julho, centenas de pessoas têm percorrido diariamente os 38 ambientes na antiga residência da família Ribeiro Lima, assinado por 37 profissionais consagrados e da nova geração da arquitetura baiana. Entre o moderno e o clássico, a mostra se destaca com projetos que fogem de cenários apoteóticos, trazendo ambientes com propostas que criam desejos reais no público.
No domingo, a 27ª edição do evento será encerrada com a cerimônia de premiação do Troféu Pandora CasaCor 2023, patrocinado pelo Grupo Civil. O troféu, uma escultura criada pelo artista plástico Bel Borba, será entregue a duas premiações na categoria Melhor Ambiente, uma escolhida pelo júri técnico e outra pelos profissionais que participam da mostra. Durante a cerimônia, o júri também vai revelar os dois profissionais que receberam a Menção Honrosa. Antes de iniciar a festa de encerramento, o curador e CEO da mostra, Calos Amorim, anunciará a data e local da edição da CASACOR Bahia 2024.
“Esta edição de 2023 foi mais do que especial para a CASACOR. Ela nos ofereceu um conceito que passa a ser uma marca transversal de todos os eventos que vamos fazer: a Casa Viva. A ideia é criar uma casa que pulsa em todos os ambientes, com a maior parte deles sendo palco para eventos funcionais. Assim, vamos atrair o público de forma que as experiências possam ser compartilhadas por todos que admiram e gostam da marca e dos projetos da CASACOR”, revela Carlos Amorim, acrescentando que foi muito importante reafirmar o posicionamento da mostra com o mercado imobiliários, como com o Grupo Civil”.
Até domingo, o público vai poder se conectar às novas tecnologias e conhecer os conceitos orgânicos do mercado em iluminação, acabamentos e mobiliário. Dos amplos aos pequenos espaços, integrados com muito paisagismo, não faltam ideias criativas e sugestões de como morar bem.
Além dos espaços projetados e decorados dentro das tendências contemporâneas, a CASACOR chega a uma temporada com muita diversão, encontros e celebrações. Nesta edição, a gastronomia ganhou espaços com restaurantes e bares criados em ambientes modernos, aconchegantes e confortáveis. A badalação também ficou por conta das festas na CasaCor Boate e dos encontros gastronômicos, com participações de grandes chefs e artistas.
O mobiliário orgânico mantém o protagonismo nesta edição, presente praticamente em todos os ambientes com suas formas que quebram o rigor matemático na arquitetura. O traço brutalista é substituído pelos materiais orgânicos, contornos da natureza e do corpo humanob como propões o tema da CASACOR 2023: Corpo & Morada. Além de móveis, o orgânico está presente nos contornos dos tapetes, espelhos, janelas e luminárias. O mobiliário tradicional, com suas formas tradicionais, estão presentes em uma maior proporção em alguns ambientes.
Nesta edição, os tons claros e neutros, referência arquitetônica do Recôncavo, se destacam contrapondo com os terrosos, uma estética do sertão. Entre as cores mais acesas, como o verde, rosa e azul, estão vivas em muitos ambientes, assim como as paredes com efeitos e técnicas de pintura, das lisas às texturizadas, que surgem em profusão.
Em Salvador, a mostra conta com o patrocinador master Deca, os oficiais Coral, carro Audi, banco BRB e Salvador Shopping. Os fornecedores oficiais são AGC, Artenelle, Norvidro e Parâmetro Modular, além da Avatim, Veja e Rádio Mix.
OS PROFISSIONAIS
Muito esperada pelo mercado da decoração, a edição de 2023 está sendo considerada muito especial por agregar um elenco estelar, profissionais da nova geração e estreantes. Confira:
David Bastos (Living Baú), Bruna Dória ( Nossa Galeria), Walter Shimmelpfeng (Sala de Banho), NN Arquitetos – Nicholas Bruny e Nathalie Souza (Suíte 30), Lais Galvão (Suíte Cedro), Junior Ordonez (Em.canto), Eliane e Lais Kruchewski (Restaurantes), Marcio Davi (Smoke Gets in Your Eyes), Gabriella Machado (Cafeteria das Lembranças), Isabela Dourado e Luciana Dourado (Banheiros PNE – Caraíbas), Daniela Alencar (Washroom e Office Casa Cor) e Aline Cangussú (Decorado Cedro), Taís Mota e Paulo Luedy (Dança das Águas), Horácio Urpia (Espaço Audi), Alane Medeiros (Lounge Proteas), Milcent Arquitetura (Refúgio Deca), Ivan Smarcevski (Retrofit Fachada), Celeste Leão (Sala Jornalista July Isensee) Camila Maia (Bilheteria/Receptivo).
Augusto Senna e Eduardo Lima (Adventus), Carol Barreto (Living Amare), Marcio Davi (Dinner in Jacket), Vitor Martins (Wine Bar), Tatiana Campos Melo (Cozinha Ágape), Dinah Lins (Varanda Casulo), Wesley Lemos (Cabaña), Natália Coelho (Casa Aristeu), Juliana Barbosa (W.C. Fem+Masc), Rodrigo Cassieri (Solarium Domo), Bruna Oliveira (Casa Breton), Maria Victoria Oldemburg (Garden Room), Caio Bandeira e Tiago Martins (Architects+CO) (Casa 04), Frederico Jordan (Ótica Gustavo Eyewear), Danilo Cajaiba (Urutau), Lorena Damasio ( The Bar), Sabine Rosas (Boate Saravá), Maine Ribeiro (Intimíssimo) e Fernanda Sturken (Varanda).
Fotos: Tarso Figueira e Chico Diniz