Ocupa NAVE 2023 anuncia programação de junho, que começa hoje, na sede da Mídia NINJA em São Paulo
A NAVE Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo, anuncia a programação de junho do “Ocupa NAVE 2023”, que começa hoje (7). A ação reúne atividades de artistas, produtores culturais, ativistas e projetos coletivos selecionados na chamada pública e que agora integram a programação da estação multifuncional de 4 mil m², no bairro do Cambuci.
Nesta quarta (07), o cinema abre as atividades do mês no espaço com a exibição do longa “Esquecidos”, às 19h, no Cine NAVE. Por meio de uma série de entrevistas com gestores, professores, diretores, alunos e especialistas, o filme retrata o negligenciamento de alunos e processos nos anos finais do ensino fundamental no Brasil. A partir de dados que mostram que é nessa fase que o desempenho dos alunos se afasta das metas, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) buscou diferentes atores envolvidos no processo educacional. O documentário explora os aspectos políticos, pedagógicos, sociais e emocionais que configuram o cenário atual, questionando e chamando ao debate para este assunto tão relevante para a educação brasileira.
Ainda dentro da programação mensal do Cine NAVE, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental aterriza no espaço no dia 15. O filme “Cinzas da Floresta” aborda a importância das brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais no Brasil. No contexto de mudanças climáticas e descontrole dos incêndios na Amazônia, a obra acompanha uma ação de ativismo do grafiteiro Mundano, que ao viajar por um Brasil em chamas coleta cinzas com o intuito de produzir a tinta usada em sua mais nova obra de arte: “O Brigadista da Floresta”, que homenageia os brigadistas voluntários e é uma releitura do famoso quadro “O Lavrador de Café”, de Candido Portinari. Após a exibição, está previsto um bate-papo com André D’Elia e Mundano.
O calendário do mês do orgulho LGBTQIAP+ também marca presença neste mês com uma programação intensa de celebração e diversidade. O FODA – Fora do Armário e a Nave Coletiva lançam mais uma edição da Maratona FODA, reunindo estudantes, comunicadores, ativistas e demais interessados em uma cobertura colaborativa dos principais eventos que ocorrerão na capital paulista na próxima semana.
A proposta é formar uma equipe de colaboradores para acompanhar, narrar e difundir em conjunto os eventos que ocorrerão entre 9 e 11 de junho em São Paulo. Os interessados em participar, podem inscrever-se pelo formulário ( Link ). Vale ressaltar que comunicadores LGBTQIAP+ terão preferência nessa seleção. Os selecionados terão a oportunidade de se reunir na Nave Coletiva, localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo, para a formação das equipes de cobertura.
Voltado para produtores que estão em campo e à frente da execução de projetos, agentes culturais e microempreendedores, o “Evento Bom Pro Planeta” é o primeiro curso de capacitação aberto da Luz. is. A consultoria estratégica que atua com corporações do ecossistema de feiras, eventos e festivais da economia criativa prepara seus clientes para entregas socioambientais e indicadores alinhados. A capacitação corporativa já realizada para agências de comunicação, marcas e fornecedores parceiros agora está disponível na Nave Coletiva no dia 24 de junho, partir das 18h30, com entrada colaborativa.