DESTAQUE VIVA BEM

Escola de Salvador promove Semana de Conscientização sobre Bullying

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), um percentual superior a 40% dos estudantes adolescentes admitiram já ter sofrido com o “bullying”, a provocação e a intimidação da ação. Com objetivo de combater essa prática, orientar e conscientizar toda a comunidade, a Pan American School of Bahia (PASB), localizada no bairro de Patamares, realizará a Semana de Conscientização Anti-Bullying. O evento, que acontecerá de 2 a 5 de maio, contará com uma série de ações e palestras voltadas para alunos, familiares e colaboradores.
Durante toda a semana, serão realizadas atividades com os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio para ampliar o entendimento sobre o bullying e seus riscos para o desenvolvimento, para a aprendizagem e para a autoestima das crianças e adolescentes, além de dar ferramentas para que se possa prevenir e agir contra este tipo de comportamento na escola e na sociedade.

A família, que é uma peça fundamental na construção desse processo, também terá a oportunidade de participar deste movimento. Na segunda-feira, 02 de maio, será realizada uma palestra com a Delegada Titular da DERCCA, Dra. Simone Moutinho, falando sobre “Responsabilidades, consequências e implicações legais do uso da internet por crianças e adolescentes”. Já na sexta-feira, 05 de maio, outra grande oportunidade para as famílias será o bate-papo com o Diretor de Educação da SaferNet Brasil, Dr. Rodrigo Nejm, que abordará o “Cyberbullying e educação emocional no mundo digital”.

O coordenador da Equipe de Orientação Educacional da PASB e Orientador Educacional do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Diego Toloy, explica que o bullying é um fenômeno social majoritariamente discutido em instituições de ensino, entretanto, nem sempre sua caracterização é feita de forma adequada, uma vez que o termo passou a ser utilizado dentro do senso comum e aplicado a qualquer tipo de desavença, o que exige o cuidado e a atenção dos profissionais da educação.

“Por ser um tema sério e com consequências relevantes aos envolvidos (tanto aqueles que praticam quanto aqueles que sofrem), a promoção de eventos como este faz com que todos tenhamos acesso à informação qualificada sobre o assunto e, a partir disso, sejamos capazes de prevenir, identificar a intervir corretamente em situações nas quais o bullying aconteça”, afirma.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *