Sensação de pertencimento. É assim que os funcionários contratados pela Acqua Aroma se sentem dentro da fábrica de perfumes para casa. “O que pesa aqui é a minha capacidade e o meu comprometimento, e não a cor da minha pele, nem a minha orientação sexual. Perceber tudo isso foi importante pra mim desde o processo seletivo”, garante Wesley Amarante, vendedor há três meses. Para os seus mais de 70 funcionários, que vestem a camisa da empresa e exercem as suas funções, equilibrando disciplina e liberdade, é motivo de orgulho fazer parte de uma organização que respeita e permite que a sua equipe seja quem ela é. A representatividade na Acqua Aroma é vista não só na questão racial, mas também quando o assunto é a orientação sexual de cada um. Para Wesley, homem preto e gay, é uma grande satisfação enxergar pessoas semelhantes a ele em posições de protagonismo e tendo as suas vozes escutadas.
Essencialmente feminina, a marca costuma proporcionar conforto e bem-estar aos seus clientes e também aos funcionários. Da liberdade no momento de escolher o que vestir para ir trabalhar, dentro do aceitável para uma indústria, a poder se expressar sem medo de preconceito e julgamentos, a equipe exalta a diversidade existente na empresa e acredita que a mesma está no caminho certo. A vendedora Inside Sales, Tarcisa Cardoso, que atualmente mora em São Paulo, destaca que a diversidade da empresa foi o que mais a encantou no momento da sua contratação. “Eu fiquei surpresa com a quantidade de pessoas negras, com o mesmo tom de pele que o meu. A minha supervisora direta é negra, a pessoa do RH também é… Isso foi me cativando. Para algumas pessoas isso pode ser algo besta e que passa despercebido, só que não é. Estar em um ambiente com essa diversidade me deixa muito realizada”, afirma Tarcisa, que vai completar dois anos de empresa em fevereiro.
A Acqua Aroma, espontaneamente diversa, é focada no varejo de aromas e produtos cuidadosamente selecionados para os mais variados ambientes de uma casa. E a sua produção depende muito além das máquinas, mas, sobretudo de pessoas, que criam, testam e buscam inovações de destaque diariamente. “Vibrar na melhor energia possível e aceitar as pessoas como elas são, aprendendo em cada relação, é um dos segredos para o sucesso. Aqui na Acqua, o foco é no respeito e na produtividade”, garante Wesley Baratto, gay e gerente de marketing, que coordena uma equipe de seis pessoas, entre marketing, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento de Produto) e produto.
Sobre a Acqua Aroma
Fundada em 2005, a Acqua Aroma, perfumaria baiana especializada em produtos para casa, é liderada pelos empresários Rafael Mamede, Nayana Pedreira e Lua Serafim. Sediada em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, na Bahia, a sua indústria, Aromarketing, funciona também como consultoria especializada em marketing olfativo com projetos exclusivos e personalizados. Já a Acqua Aroma, é focada no varejo. Boutique de aromas especializada em bem-estar e saúde através dos óleos essenciais e aromas. Distribuídas pelas principais regiões do Brasil, a Acqua Aroma tem atualmente mais de 10 unidades, entre lojas próprias e franquias, além dos mais de 1.000 pontos de venda multimarca parceiros e um centro de distribuição em Atlanta, Georgia (EUA). Na capital baiana, a Acqua Aroma está presente nos principais shoppings. Para mais informações, visite https://www.acquaaroma.com.br/ ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.