Entre os dias 21 e 28 de agosto, acontece o projeto Capoeira Identidade – Símbolo de Sabedoria e Resistência, que vai movimentar vários pontos da cidade de Salvador e Região Metropolitana e conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb/Setre por meio do edital de chamamento público 02/2021. O evento vai arrecadar alimentos não perecíveis e ajudar a ACMCESI – Associação do Clube de Mães Criança Esperança de Santo Inácio (Região do Cabula e adjacências).
“O projeto acontece através do Programa Artes em Movimento desenvolvido pela Mangangá e tem o objetivo de promover eventos culturais e oficinas, atividades artísticas e esportivas de capoeiragem, rodas de conversa e apresentações, visando à formação de capoeiristas com batizado e formatura de capoeira. “Além da troca de informações sobre a pratica da capoeira, durante os oito dias do evento, estaremos arrecadando alimentos para ajudar as famílias que vivem em estado de vulnerabilidade assistidas pela a associação de mães do bairro Santo Inácio”, disse Tonho Matéria, dirigente a Mangangá.
Em novembro, a Associação Cultural de Capoeira Mangangá completa 21 anos contando histórias. Até lá, várias atividades culturais e educacionais estão programadas para acontecer e divididas em etapas: A primeira delas é o Capoeira Identidade. A segunda etapa, acontece dia 27, o Festival de Samba Reggae – Tonho Matéria Convida. “Esse ano, o tema do festival é A Capoeira é Ouro. Contamos com o patrocínio da Bahia Gás e com entrada franca para o público na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. Teremos as participações dos cantores Alexandre Guedes (da banda Motumbá), Cara de Gatinho (da banda Oxeturá), Dado Brazzawillye, Noélia Marcell e do pernambucano Marquinho Balada. A terceira etapa acontecerá em novembro, mês de aniversário da Mangangá e Bloco da Capoeira”, acrescentou Tonho.
Confira a programação:
DIA 21/08, domingo, Farol da Barra, a partir das 16h – grande aulão e roda de capoeira – Entrada 1 kg de alimento não perecível.
Dia 22/08, segunda-feira – Sede da Mangangá, rua Prof Soeiro, 58, no Pau Miúdo, a partir das 17h – Facilitadores: Contramestre Léo Ki Suki, Contramestre Veru e Professor Bicudo – Entrada 1 kg de alimento não perecível.
Dia 23/08, terça-feira – Em Tancredo Neves, rua Lafaiete Moraes Sarmento n⁰ 509, a partir das 18h – Facilitadoras: Karina Medeiros/Bailarina e Sandra Conceição – Entrada 1 kg de alimento não perecível.
Dia 24/08, quarta-feira – Sede da Mangangá, rua Prof Soeiro, 58, no Pau Miúdo, a partir das 18h – Facilitador: Professor Elástico – Entrada 1 kg de alimento não perecível.
Dia 25/08, quinta-feira – Academia JB Fitness, rua Arthur Gonzales, 07, Vila Mar bairro Nova Brasília – Facilitador: Mestre Edson Escovão -Entrada 1 kg de alimento não perecível.
Dia 26/08 sexta-feira – Sede da Mangangá, rua Prof. Soeiro, 58, no Pau Miúdo, a partir das 17h – Entrada 1 kg de alimento não perecível.
Dia 27/08 – sábado – Em Simões Filho, no Ginásio de Esportes, a partir das 08h –
Oficinas de capoeira, samba de roda, samba reggae, maculelê, capoeira regional – ais
Facilitadores: Mestres Maguila, Mineiro, Nico e Badega – Entrada 1 kg de alimento não perecível.
Dia 27/08, sábado – Festival de Samba Reggae, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, a partir das19h – Entrada 1 kg de alimento não perecível.
Dia 28/08, domingo – Teatro da UNEB, na rua Silveira Martins, 2555, no Cabula, a partir das 9h – Entrada 1 kg de alimento não perecível