Viva Bem

Saneamento Básico: Política Pública Invisível

29 de Julho de 2020 -Redação
[Saneamento Básico: Política Pública Invisível]

Quando falamos em qualidade de vida, automaticamente estamos dissertando sobre a melhoria e manutenção na saúde pública

Converter as condições brutas do meio ambiente em sistemas e serviços que tragam comodidade e qualidade de vida para a população, de modo geral, é o conceito prático do saneamento básico. E, quando falamos em qualidade de vida, automaticamente estamos dissertando sobre a melhoria e manutenção na saúde pública. A eficácia nos serviços de saneamento promove baixa nas doenças e epidemias sanitárias e ajuda na diminuição dos gastos públicos com hospitais, atendimentos básicos de saúde e demais serviços deste setor. Então, por que mesmo sendo crucial e fundamental, o saneamento ainda não é colocado como prioridade na hora de escolhermos nossos representantes do poder executivo e legislativo?

De acordo com a Lei nº 11.445/07, conhecida como lei do saneamento, o conceito de saneamento básico consiste no conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. Diante disso, já sabemos como essas aplicações estão em mora, por assim dizer, uma vez que os impostos são pagos e os investimentos nessa área estão sempre em segundo plano. Conjuntura que vivenciamos diariamente em nosso país, principalmente nos locais mais pobres, como na região nordestina. O fato é que a culpa disso sempre é atribuída aos governantes, e as ações e diretrizes evoluem a passos lentos ao longo do tempo. Mas você sabia que nós, sociedade civil, somos os maiores culpados?

Para a melhor compreensão disso, é necessário primeiramente entender a diferença do conceito da política pública visível e invisível. A primeira tem característica de alarme visual e pontual, e muitas vezes sem efeito significativo de progresso. Já as ações de políticas públicas invisíveis, normalmente passam despercebidas, mas os efeitos são notados diariamente e tem caráter de desenvolvimento social.

Vamos ampliar o entendimento, tomando como base alguns serviços dentro da Política Nacional de Saneamento, como a limpeza urbana e manejo de resíduos. Diariamente, profissionais estão coletando nossos resíduos e limpando nossas ruas, e não damos a devida importância à essa prestação de serviços, a qual muitas vezes nem notamos a presença dessas pessoas. Mas é perceptível o efeito positivo de uma rua limpa e dos resíduos coletados, o que impulsiona a ideia de ascensão e padronização naquele local. Ou seja, uma política pública não notada na prática, mas percebida nos resultados. Outro exemplo de política pública invisível dispõe sobre o esgoto sanitário. Quem mora nos grandes centros, provavelmente convive com um sistema que segrega o esgoto e o direciona, teoricamente, para um local adequado. Isso dificilmente é observado pelos transeuntes, a menos que ocorra algum tipo de acidente no percurso do sistema de esgotamento. Levando em consideração que aqui não estamos analisando a eficiência ou tipo desse tratamento, apenas focando na coleta do esgoto.

Já no caso de política pública visível, podemos citar a criação de praças, implantação de postes de iluminação e até mesmo grandes eventos culturais, onde a ação desses serviços denota bastante atenção, no entanto os mesmos não resultam em desenvolvimento contínuo.

O objetivo de apresentar essa diferenciação é mostrar que as pessoas priorizam mais os investimentos de impacto visual e direto, e que normalmente esses aspectos são mais cobrados no momento de eleger seus candidatos. Isso não significa tirar a importância do capital investido em construções de áreas de lazer e autoestima, muito menos dos eventos artísticos e culturais. Mas sim, enfatizar que corrigir os erros existentes e investir mais no saneamento básico, deve ser colocado como fundamento prioritário em pautas de gestões municipais, estaduais e federais, para que uma população cada vez mais saudável possa, de fato, usufruir das demais coisas. Todos sabemos sobre o panorama caótico do saneamento básico existente no Brasil.

Com a mudança nesse paradigma, os políticos deverão ser mais cobrados e fiscalizados sobre as obras e os serviços de saneamento. O Brasil, atualmente, sofre com as condições desfavoráveis nessa estrutura, que sobrecarrega e inviabiliza o atendimento à saúde pública. Portanto, como estamos em ano eleitoral, coloque como base a escolha de candidatos que apresentem projetos dentro desses pilares, pois a pandemia mundial da COVID 19 irá passar com a criação e implementação da vacina, mas nossas epidemias sanitárias irão continuar, caso não ocorram progressos nesse setor.

 

Diego Marinho - Engenheiro Sanitarista e Ambiental - CEO da empresa DLM Soluções Ambientais  

Comentários

Outras Notícias

[Fernanda Olive é flagrada em um shopping, com suposto affair]
Mais

Fernanda Olive é flagrada em um shopping, com suposto affair

07 de Agosto de 2020

Conhecida como a ‘rainha’,das lojas virtuais mundiais, as (E-commerce), Fernanda tem o seu rosto estampado em todos os sites de compras internacionais

[Dia dos Pais da Natura traz várias opções de presentes]
Mais

Dia dos Pais da Natura traz várias opções de presentes

06 de Agosto de 2020

Com uma seleção de produtos para presentear na data, as sugestões da marca incentivam as relações com cada tipo de pai, do inspirador ao aventureiro

[Conheça Naíse, a nova aposta da Gree Cassua Produtora]
Música

Conheça Naíse, a nova aposta da Gree Cassua Produtora

06 de Agosto de 2020

A estrela em ascensão que é a nova aposta que surge da Bahia para todo o Brasil

[Rode Torres espera você na
Música

Rode Torres espera você na "Rode Torres Sunset!"

06 de Agosto de 2020

Sertanejo realiza live no próximo dia 15, com apresentação de Isis Oliveira e Diogo Pretto, além de participações especiais

[Joel Carlo lança nova música
Música

Joel Carlo lança nova música "Coach Solidão"

04 de Agosto de 2020

Depois do sucesso "Beber, Beijar" em todo o Sul do país, cantor mostra veia romântica com canção inspirada em filme internacional

[DJ Bagdat Gurbanov: Referência de sucesso internacional ]
Música

DJ Bagdat Gurbanov: Referência de sucesso internacional

03 de Agosto de 2020

Bagdat Gurbanov é o DJ número 46 na lista dos 100 melhores DJs da DJ Mag