z
Teatro

Festival de teatro online celebra encontro Ibero-americano

04 de Fevereiro de 2021 -Redação
[Festival de teatro online celebra encontro Ibero-americano]

A programação poderá ser assistida através do YouTube ou na página do Festival de Teatro da Caatinga no Facebook

Começa nesta sexta-feira (5), e vai até dia 14, o “Festival Identidades Ibero-América – Cena Baiana – Outras paisagens”. Realizado nas plataformas digitais, a Mostra acontece às 20h, de segunda a sexta; e aos sábados e aos domingos, às 19h, para os espetáculos adultos. Nos dias 7 e 14 de fevereiro, às 16h, acontecerão espetáculos infantis.

O Festival é uma mostra panorâmica online do Teatro da Bahia, que considera a diversidade e pluralidade de propostas para a promoção do teatro do interior do estado no espaço da cena ibero-americana. O evento acontece através da plataforma da RedEscenaIberoamericana-REI, da qual participam festivais e instituições de Portugal, Espanha, México, Colômbia, Brasil, Argentina e Alemanha.

Para assistir os espetáculos e atividades do Festival é só acessar: YouTube REI–RedEscenaIberoamericana (clique aqui) ou pela página do Festival de Teatro da Caatinga (@festivaldeteatrodacaatinga) no facebook. Não é necessária inscrição para participar das atividades.O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O “Festival Identidades Ibero-América – Cena Baiana – Outras paisagens” será desenvolvido em três âmbitos: Mostra Cena Baiana/Outras Paisagens, com cinco grupos de teatro do interior do estado da Bahia, mais um grupo da capital; Mostra Internacional de teatro dos países ibero-americanos com produções do México, Colômbia, Espanha, Argentina e Portugal; e Diálogos de Intercâmbio, que acontecem nos dias 05, às 19h, e 14, às 17h.

No Festival acontecerão dois espetáculos dedicados ao público infanto-juvenil, em dois domingos (dias 07 e 14), às 16h. Acontece, ainda, a exibição de um documentário da Cia Zálatta Teatro das Ilhas Canárias, sobre sua montagem de "Sancho Pança, famoso escudeiro que serviu com Dom Quixote de La Mancha”. O espetáculo apresenta um diálogo inesperado de Sancho com sua filha sobre as suas aventuras com D. Quixote, do autor espanhol Fulgencio L. Max, um dos mais celebrados da nova geração de dramaturgos espanhóis. O documentário faz parte dos Diálogos, no dia 13, ás 17h.

Veja os seis espetáculos baianos, que fazem parte da programação: “O avô e o rio”, de Salvador, com o ator Israel Barreto; A Travessia do Grão Profundo,de Irecê, sertão baiano, documentário sobre o espetáculo homônimo com o Núcleo Caatinga da Cia Avatar; “Teodorico Majestade - A última live de um prefeito”, do Teatro Popular de Ilhéus – TPI, do Litoral sul; “Pelejas de ZezimSiriema e Baltazar na Feira, do Grupo de Teatro Mistura de Ibotirama, território do Velho Chico; “As Carpideiras” do grupo Lamparinas do Sertão de Seabra, da Chapada Diamantina; e Exu a Boca do Universo do NATA de Alagoinhas, do Território do Litoral Norte e Agreste Baiano.

Na mostra Ibero-americana, da qual participa parte dos grupos da REI, acontecem espetáculos da Colômbia, Espanha, Portugal, Argentina e do México. Na oportunidade, será exibido o documentário sobre o espetáculo Frida Kahlo, com a atriz mexicana Cora Cardona, que aborda a obra e vida da artista mexicana.

Além do Festival online haverá dois encontros que vão promover Diálogos sobre as trilhas possíveis da dramaturgia baiana e sobre os modos de produção dos grupos em seus países e contextos político-econômicos e sociais.

“A tônica da mostra é o teatro comprometido com as questões da identidade, ligadas ao contexto da diversidade cultural e ao âmbito ibero-americano em permanente diálogo nos seus territórios com as tradições culturais e as questões políticas, históricas e sociais”, disse o diretor teatral e dramaturgo baiano, Paulo Atto.

Comentários

Outras Notícias

[Matheus Alves lança primeiro álbum da carreira]
Música

Matheus Alves lança primeiro álbum da carreira

21 de Junho de 2021

O jovem lança “Pegada Diferente”, neste domingo, quando também se apresenta na segunda edição do evento São João de Todo

[Spirit: O Indomável inspira receitas juninas no Tastemade]
Cinema

Spirit: O Indomável inspira receitas juninas no Tastemade

20 de Junho de 2021

Longa para toda a família já está em cartaz nos cinemas

[Arquiteto explica como reduzir os custos de uma obra]
Decoração

Arquiteto explica como reduzir os custos de uma obra

19 de Junho de 2021

Márcio Barreto apresenta soluções para quem deseja diminuir custos, mantendo a qualidade e o resultado

[Jurassic World: Domínio terá prévia nas salas IMAX ]
Cinema

Jurassic World: Domínio terá prévia nas salas IMAX

19 de Junho de 2021

Filme dirigido por Colin Trevorrow terá prévia especial estendida na exibição de Velozes & Furiosos 9

[Mesmo em pandemia, registro de marcas cresce 28% no Brasil]
Mais

Mesmo em pandemia, registro de marcas cresce 28% no Brasil

19 de Junho de 2021

Advogada de Empresarial e Propriedade Intelectual, Gabriela Fragoso explica como se preparar para não viver situações de surpresa.

[ASA apresenta MPB com inspiração indie em EP de estreia]
Música

ASA apresenta MPB com inspiração indie em EP de estreia

19 de Junho de 2021

“Instintos” une cantora baiana Ananda Góes e produtor musical paulistano Fabricio Di Monaco