Música

Gustavo di Dalva lança 'Globacidade', com Gilberto Gil

13 de Agosto de 2019 -Redação
[Gustavo di Dalva lança 'Globacidade', com Gilberto Gil ]

Instrumentista baiano lança seu primeiro disco, gravado entre as cidades de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Nova York (EUA)

Globacidade é o título do mais novo lançamento de Gustavo di Dalva. O artista inicia a carreira fonográfica com um disco solo, no qual ele toca todos os instrumentos, além de cantar quase sempre sozinho o inédito repertório autoral. Mas ele também conta com parcerias valiosas, como na música “O ser humano”, de Gustavo e Jorge Mauther, quando tem o vocal feito por Gilberto Gil, com quem tocou por mais de 15 anos. “Da primeira a última faixa, uma vibrante polirritmia construída com tambores, berimbaus, guitarras, teclados, sopros e coros envolve a voz suavemente abaianada de Gustavo, também responsável por grande parte do texto das canções”, pontua Gil.

Com um tom cosmopolita, globalizado, partindo da matriz afro-baiana, base da formação musical desse percussionista iniciado no instrumento aos sete anos por seu pai e mestre Tony Mola, Globacidade, com oito faixas, partiu de um show de encomenda para o Percpan, Panorama Percussivo Mundial, em 2006. A convite da sua criadora, a produtora Beth Cayres (in memorian), Gustavo montou esse show com percussionistas, bailarinos e ganhadeiras. E após a sua realização, ele não pensava em gravar o que foi produzido, mas o amigo Gabriel Levi deu um importante “ponta pé”. “Gabriel é uma figura super importante nessa história toda. Na época ele ofereceu o seu estúdio para gravarmos tudo o que foi apresentado no Percpan e fomos, até porque já estava tudo ensaiado. Mas naquele momento, contaríamos com os recursos de um estúdio, fazendo toda diferença”, garante Gustavo.

De lá pra cá, Di Dalva continuou com os seus projetos, mas sempre fazendo interferências no material já produzido, até que decidiu lançá-lo em formato de disco. Globacidade é a memória musical dele até aquele ano, com boa parte das suas influências, e dividido em instrumental e cantado. O disco ainda contou com a participação de Jaques Morelenbaum, que tocou Cello e com uma composição sua em parceria com Daniela Mercury, Boghan Costa e Carlinhos Brown, intitulada “Tchau não”.

Artista fundamental na projeção nacional obtida por Gustavo di Dalva como músico, o cantor baiano Gilberto Gil considera que este disco marque o ingresso mais decidido de Di Dalva numa fase mais afirmativa de sua carreira como criador de híbridos rítmicos de alta voltagem. Para produzir o Globacidade, Gustavo contou também com a colaboração de outros parceiros baianos e os mais recentes colegas americanos e africanos.

“O convívio e a colaboração com os meninos batuqueiros de Salvador e com músicos e cantores que propagam os novos ritmos surgidos da mistura de elementos brasileiros, afro-americanos e afro-caribenhos, deram a Gustavo o tempero e embalo que encontramos neste seu novo trabalho, um disco pulsante e vigoroso realizado por um dos percussionistas mais vibrantes da nova geração, Gustavo di Dalva”, afirma Gil.

Globacidade está disponível em todas as plataformas digitais, através da Altafonte, mesma distribuidora dos Tribalistas e Baiana System.

Comentários

Outras Notícias

[Crítica: Zumbilândia - Atire Duas Vezes]
Cinema

Crítica: Zumbilândia - Atire Duas Vezes

17 de Outubro de 2019

Ruben Fleischer traz comédia exagerada com elenco renomado

[Rode Torres comanda festa no Rio Vermelho]
Música

Rode Torres comanda festa no Rio Vermelho

16 de Outubro de 2019

Agenda do sertanejo segue movimentada até o fim de semana

[Beleza: Conheça a nova linha Natura UNA]
Viva Bem

Beleza: Conheça a nova linha Natura UNA

16 de Outubro de 2019

Marca de maquiagem premium da Natura é relançada e chega com uma linha completa de maquiagem de alta performance

[Arquiteta baiana traz soluções sustentáveis para condomínios]
Decoração

Arquiteta baiana traz soluções sustentáveis para condomínios

15 de Outubro de 2019

As construções verdes reduzem em até 30% o consumo de energia, 50% o uso de água e 35% a emissão de gás carbônico

[Roberta Miranda recebe o cantor Allisson Rodrigues em casa]
Música

Roberta Miranda recebe o cantor Allisson Rodrigues em casa

15 de Outubro de 2019

Roberta foi a única mulher a participar do seu DVD 'Um Novo Romance'

[Melhore resultados da atividade física através da alimentação]
Viva Bem

Melhore resultados da atividade física através da alimentação

15 de Outubro de 2019

Thomas Araújo, nutricionista da Rede Alpha Fitness, dá dicas importantes