z
Música

‘Vento Forte’ é o novo single do pernambucano Charles Theone

27 de Julho de 2021 -Redação
[‘Vento Forte’ é o novo single do pernambucano Charles Theone]

Com nova canção, artista apresenta a pluralidade dos ritmos nordestinos, unindo xote, romance e forró

No próximo dia 5 de agosto, quinta-feira, os bons ventos do nordeste chegarão às ondas sonoras de todo o Brasil. O cantor pernambucano Charles Theone apresenta a sua mais nova música de trabalho: ‘Vento Forte’.

A canção, disponível em todas as principais plataformas digitais (Spotify, Amazon, Deezer, Tidal e YouTube), traz um xote poético, romântico e envolvente, composição do cantor em parceria com o escritor e jornalista Júlio Moura.

Passeando pela pluralidade dos ritmos nordestinos, com alegria, swing e muito balanço, ‘Vento Forte’ é inspirada na vontade do artista em voltar às suas origens, utilizando a força do vento para sobrevoar os mundos com poesia e musicalidade.

O single compõe um álbum pulsante, romântico libertário, alegre e poético intitulado ‘Forró Colorido’, nome da canção lançada recentemente em parceria com o Pintor dos Orixás, Ed Ribeiro.

O artista, que se inspira em nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, João do Vale e Gilberto Gil, conta como foi compor uma música que fala do seu sertão. “Compor e interpretar a nossa própria canção é passear no passado, presente e futuro”, frisa.

Charles revela que o single foi uma composição rápida e surgiu quando ainda morava no Rio de Janeiro. “Nessa época morava em Copacabana e fui direto passar a ideia para Júlio Moura, que era meu vizinho.  Era um momento que estávamos compondo muito. Nossa parceria começou em Olinda, quando o Júlio veio trabalhar na divulgação do novo álbum do nosso amigo Alceu Valença em 2008”, destaca.

Além do single, no dia 5 de agosto será lançado o ClipeDOC, disponível no YouTube. Gravado no Sertão Profundo, a criação do vídeo traz uma estética de filme rural e tem como foco registrar em vídeo clipe documentário, a simplicidade e toda a originalidade do povo nordestino. Para o artista, trata-se de um caldeirão de cores e sabores tropicais que o inspiram a cantar suas raízes e transmitir para o mundo suas influências.

 

Projeto musical une as belezas do sertão florido

Tendo o pedido do seu pai como ponto inicial para a inspiração principal deste projeto (álbum Forró Colorido), Charles, que já viajou o mundo levando a cultura nordestina, revela como surgiu a ideia de cantar sobre este sertão florido.  “Cuidando do meu pai, na UTI, ele me pediu para gravar um novo álbum dedicado a nossa cidade Inajá, no Sertão do Moxotó pernambucano. Ele falou que seria muito importante eu revisitar minhas origens e que eu deveria inserir nas minhas canções a força, coragem, fé e a alegria do nosso povo”, relata.

Devotos de São José, padroeiro de sua família, a canção ‘Forró Colorido’ que dá título ao álbum, foi composta em parceria com seu amigo Ed Ribeiro - um dos maiores artistas plásticos da arte contemporânea mundial. “Nosso álbum vem colorido, fértil, alegre, liberto e próspero”, destaca Charles.

Sempre presente em sua terra, mesmo em meios as viagens que fez pelo mundo à frente do Maracatu Nação Pernambuco e levando a cultura nordestina, Charles conta como foi o processo de reconexão com suas raízes no sertão para a criação do álbum ‘Forró Colorido’.

“Mesmo tendo viajado o mundo e já estando na estrada há muito tempo, eu sempre voltava para matar a saudade da família e coisas que tanto amo no meu sertão. O que mudou foi eu exercitar mais ainda o meu olhar para enxergar na simplicidade do meu povo e da minha terra os verdadeiros valores da vida”, explica.

O artista ainda fala que este novo álbum visa apresentar os sabores do sumo de toda a tropicalidade social e cultura do nordeste. “Nosso povo é colorido e alegre, além de sua devoção e fé por dias melhores”, completa.

 

FICHA TÉCNICA DA MÚSICA

Gravado no Studio C4
Produção e Direção Musical - Pablo Sousa e Charles Theone.
Voz - Charles Theone
Violão e guitarra - Pablo Sousa
Baixo - Robson Sousa
Bateria - Rogério Ratinho
Acordeon – Cezzinha
Zabumba e Triângulo - Quartinha

 

FICHA TÉCNICA DO CLIPEDOC

Direção e Fotografia - Max Levay

Comentários

Outras Notícias

[Felipe Torquato: de motorista a galã na novela]
Telinha

Felipe Torquato: de motorista a galã na novela

23 de Setembro de 2021

Aos 37 anos e medindo 1,89 o ator, que atualmente está em Gênesis na Record, já trabalhou como motorista de aplicativo e recebeu convites para trabalhar como modelo

[Netflix anuncia documentário sobre tutela de Britney Spears]
Telinha

Netflix anuncia documentário sobre tutela de Britney Spears

23 de Setembro de 2021

"Britney vs Spears" chega à plataforma um dia antes da próxima e importante audiência sobre o caso, marcada para a próxima quarta (29)

[Bolos das Meninas conquista mercado e amplia atuação]
Música

Bolos das Meninas conquista mercado e amplia atuação

23 de Setembro de 2021

Sob gestão das empresárias Daniela Veloso, Danielli Guimarães e Geórgia Cirilo, empresa cresce, moderniza marca e cria a Déli Delas

[Seithy antecipa álbum “Haikai Espiritado”]
Música

Seithy antecipa álbum “Haikai Espiritado”

23 de Setembro de 2021

Seithy reflete artes invisibilizadas pelo colonialismo em single de estreia

[Rei do Pirão na Semana Sebrae de Capacitação]
Comer/Beber

Rei do Pirão na Semana Sebrae de Capacitação

23 de Setembro de 2021

Talk Show com especialistas será realizado ao vivo no dia 6 de outubro das 19 às 21h e Carlinhos Rei, o Rei do Pirão, falará sobre estratégia e marketing digital

[Atividade física é grande aliada no tratamento da depressão]
Música

Atividade física é grande aliada no tratamento da depressão

23 de Setembro de 2021

No topo dos transtornos mentais, a depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo