z
Mais

Internet se torna aliada para a carreira de novos artistas

27 de Julho de 2021 -Redação
[Internet se torna aliada para a carreira de novos artistas]

Banda revela a importância da visibilidade que as redes sociais proporcionam às novas gerações e lança álbum novo

Com o período pandêmico, muitos músicos precisaram se afastar da rotina de shows presenciais e adequar-se a uma nova realidade. Uma pesquisa divulgada em novembro de 2020, desenvolvida pela UBC e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), revela que durante a pandemia, 86% dos 883 músicos pesquisados tiveram sua renda afetada significativamente, enquanto 30% dos trabalhadores do setor perderam toda a sua renda.

Como forma de inovar e não estagnar a carreira em tempos de crise, o crescimento na utilização das redes sociais digitais - como principais palcos para lançar novos singles e dialogar com o público, foi inevitável para os artistas. Segundo dados da Kantar, marca especializada em pesquisa de mercado, as redes sociais passaram a ter um crescimento de 40% na pandemia, com destaque para o Facebook, WhatsApp e Instagram.

No cenário musical baiano a situação não é diferente. O processo de adequação e utilização das plataformas digitais como potencializadoras das obras musicais de artistas, tem sido importante para marcar presença nestes meios, como afirma Emanuel Prado (Xirita), integrante da Banda Avenida.

“Quando começamos a nossa carreira musical, as plataformas de streaming já eram a realidade no consumo de música. Não estar nesse espaço digital é o mesmo que antigamente um artista entrar numa loja de CD’s, e não encontrar o seu produto”, pontua.

Para a Banda Avenida, as redes sociais se tornaram essenciais, pois atualmente milhares de artistas fazem música dentro do seu próprio quarto ou em condições bem modestas, transformando-os em hits nacionais e até internacionais. “Esta acessibilidade na produção musical, sem dúvida, traz oportunidade a muitos músicos que antes não conseguiriam jamais expor suas obras, pois dependiam das grandes gravadoras e produtoras para disseminar o seu produto”, afirma.

Outro ponto fundamental no processo de construção da carreira, principalmente para os novos artistas do cenário musical, nascidos na pandemia, é pensar a produção para as redes com um conteúdo com estratégia focada no digital.

“Em primeiro lugar, produza músicas. Cases de vários artistas viralizaram com produtos de baixo orçamento, isso mostra que o poder da música ainda conta muito. Em segundo, é interessante produzir tudo aquilo que for capaz: clipe, fotos, podcasts, reels, tutoriais”, destaca Xirita. “Quanto mais conteúdo o artista conseguir entregar para audiência, maior a probabilidade de envolvê-la no seu universo e convertê-la em uma verdadeira base de fãs”, complementa.

O músico ainda desperta a atenção para as possibilidades que o meio digital possibilita aos artistas. “Nas redes, temos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e alcançar uma quantidade imensurável de pessoas e, além disso, poder dialogar e construir a nossa base de fãs”, destaca.

Antenada às novidades digitais e ao momento, a Banda Avenida continua sua produção e lança, no dia 30 de julho, o seu mais novo álbum intitulado Av. Com 10 faixas, o novo projeto é um compilado de músicas que já vinham sendo executadas nos shows do grupo. No álbum, estão presentes músicas como ‘Schwarzenegger’ e os singles que haviam sido lançados anteriormente: ‘1,5 Kg’, gravado com Ed City; ‘Eu&Vc’ e ‘Minha Prece’.

Os integrantes da banda, afirmam que a Bahia está muito presente no novo álbum, mas além das raízes musicais do grupo, no novo trabalho ainda estão presentes outros ritmos. “Isso era um desejo comum. A gente misturou Pagode e Samba Reggae com Trap, Rap, Pop, célula rítmica Latina e Lo-Fi. Tem muita coisa legal. Nós estamos bem satisfeitos com o resultado”, comemora Faya.

Para este projeto, a Banda Avenida tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Foto: Camila Oliveira

Comentários

Outras Notícias

[Felipe Torquato: de motorista a galã na novela]
Telinha

Felipe Torquato: de motorista a galã na novela

23 de Setembro de 2021

Aos 37 anos e medindo 1,89 o ator, que atualmente está em Gênesis na Record, já trabalhou como motorista de aplicativo e recebeu convites para trabalhar como modelo

[Netflix anuncia documentário sobre tutela de Britney Spears]
Telinha

Netflix anuncia documentário sobre tutela de Britney Spears

23 de Setembro de 2021

"Britney vs Spears" chega à plataforma um dia antes da próxima e importante audiência sobre o caso, marcada para a próxima quarta (29)

[Bolos das Meninas conquista mercado e amplia atuação]
Música

Bolos das Meninas conquista mercado e amplia atuação

23 de Setembro de 2021

Sob gestão das empresárias Daniela Veloso, Danielli Guimarães e Geórgia Cirilo, empresa cresce, moderniza marca e cria a Déli Delas

[Seithy antecipa álbum “Haikai Espiritado”]
Música

Seithy antecipa álbum “Haikai Espiritado”

23 de Setembro de 2021

Seithy reflete artes invisibilizadas pelo colonialismo em single de estreia

[Rei do Pirão na Semana Sebrae de Capacitação]
Comer/Beber

Rei do Pirão na Semana Sebrae de Capacitação

23 de Setembro de 2021

Talk Show com especialistas será realizado ao vivo no dia 6 de outubro das 19 às 21h e Carlinhos Rei, o Rei do Pirão, falará sobre estratégia e marketing digital

[Atividade física é grande aliada no tratamento da depressão]
Música

Atividade física é grande aliada no tratamento da depressão

23 de Setembro de 2021

No topo dos transtornos mentais, a depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo