Mais

Baiano leva exposição “Olhar Franco-Brasileiro” para a França

20 de Fevereiro de 2020 -Redação
[Baiano leva exposição “Olhar Franco-Brasileiro” para a França]

Ed Ribeiro estreia campanha #NãoÀIntolerânciaReligiosa, aproximando público da cultura africana entre os dias 7 e 15 de março, na igreja La Chapelle

O combate à intolerância religiosa pelas telas do artista plástico Ed Ribeiro ganha nova trama. Dessa vez, o pintor sai do território nacional e alça voo até a cidade de Mauves-Sur-Loire, noroeste da França, para a exposição Olhar Franco-Brasileiro. Ed exibe toda magnificência da cultura africana em 4 obras autorais, disponíveis para visitação na igreja La Chapelle entre os dias 7 e 15 de março de 2020.

O “Pintor dos Orixás” visa a aproximação e conhecimento da cultura africana através do regozijo das obras: Iansã, Liberdade, Ogum e Obaluaê. Apresentadas propositalmente em uma igreja católica, Ed Ribeirojuntamente ao artista francês Christophe Durand propõe a criação de novos laços e a destruição de antigos muros, erguidos durante um período de desconhecimento e descrença de religiões outrora denominadas “pagãs”.

Com a subjugação dos povos africanos no século 15, a escravidão e o repúdio às práticas religiosas deram margem histórica para um problema que se enraizou e ramificou no Brasil e no mundo há mais de 500 anos.

A retirada forçada de aproximadamente 12 milhões de africanos de seu continente natal para trabalho forçado no outro lado do Oceano Atlântico levou, entre outros malefícios, à discriminação e demonização do culto aos deuses de religiões africanas.

Partindo em defesa da sua matriz, Ed leva a campanha #NãoÀIntolerânciaReligiosaao mundo, somando suas telas às obras já conhecidas, aproximando o público da cultura afro, a exemplo do livro American Gods? -?Neil Gaiman; as fotografias de Pierre Verger - Orixás e o documentário audiovisual Eu, Oxum - Héloa e Martha Sales. Ed Ribeiro, agora, leva o contato com os deuses africanos através da pintura, com a fluidez de sua técnica única no mundo: o Derramamento de Tinta.

Dando forma e movimento aos Orixás, Ed usa o Derramamento de Tinta nas telas de “Iansã”, “Ogum” e “Obaluaê”, com cores que remetem ao poder e misticidade dos panteões, enquanto “Liberdade” entrega a sensação única de desprendimento das algemas do personagem rumo a sua emancipação.

Sob a produção de Joanice Guimbretiere, o evento cerca o público francês de conhecimento, saberes e descobertas dos orixás de Ed Ribeiro. A exposição “Olhar Franco-Brasileiro”, segundo o Pintor dos Orixás, é uma oportunidade de expor cada vez mais ao mundo a importância de conhecer e respeitar a religiosidade africana.

“Fico extremamente feliz por conseguir cada vez mais expor a relevância da matriz africana dentro e fora do Brasil”, comenta Ed, que é levado pela indignação com o preconceito religioso, “É triste e revoltante pensar que muitas galerias na Bahia, centro da cultura afro-brasileira, não façam exposição de orixás, muitos deles rejeitados pela ignorância quanto a majestosidade e importância no território baiano”, complementa.

Ed Ribeiro, artista consagrado no Brasil e mundo afora, é referenciado por personagens conhecidos, como Carlinhos Brown, Paulo Coelho, Jaques Wagner, Ivete Sangalo, Jorge Aragão, Joviano Netto, Jota Veloso, Jorge Vercillo, Pitomba da Silva e vários outros. O artista é dono de premiações pela Sociedade Brasileira de Belas Artes e Acadèmique Des ArtsSciences Et Lettres de Paris.

Para conhecer mais obras do artista, acesse o site edribeiro.com.br ou entre em contato através do WhatsApp (71) 99957- 5439.

Comentários

Outras Notícias

[Felipe Cerutti, o Dj Cerutti, está entre os DJ's mais bonitos da atualidade]
Mais

Felipe Cerutti, o Dj Cerutti, está entre os DJ's mais bonitos da atualidade

01 de Abril de 2020

Dj é considerado uma das grandes revelações nacionais

[Cantor Matheus Salles, considerado um dos mais belos do Brasil, faz surpresa para noiva em plena quarentena]
Mais

Cantor Matheus Salles, considerado um dos mais belos do Brasil, faz surpresa para noiva em plena quarentena

01 de Abril de 2020

Considerado um dos mais belos do Brasil, cantor fez vizinhança parar e se emocionar com homenagem

[Conheça a página
Música

Conheça a página "Os Melhores Cantores", no Instagram!

31 de Março de 2020

Perfil faz um resgate de hits nacionais e internacionais, com direito a novos vídeos e legendas

[Home office na quarentena: organização e proteção]
Mais

Home office na quarentena: organização e proteção

27 de Março de 2020

Desligar aparelhos eletrônicos, iluminar cômodos e limpar equipamentos são medidas para lidar com o trabalho remoto nesta fase

[DiFerrero e Selva lançam
Música

DiFerrero e Selva lançam "Me Deixa Cantar"

27 de Março de 2020

Música já está disponívelem todas as plataformas digitais

[Paris 6 destina porcentagem de vendas para ONG Superação]
Mais

Paris 6 destina porcentagem de vendas para ONG Superação

27 de Março de 2020

Bistrô assume compromisso com 26 famílias e mais de 200 moradores.