Mais

Autoconhecimento: a importância do equilíbrio emocional

19 de Fevereiro de 2020 -Redação
[Autoconhecimento: a importância do equilíbrio emocional]

Psicóloga traz reflexões sobre desenvolvimento individual e as implicações na vida diária

Escolhas e caminhos nem sempre são fáceis de realizar. Os sonhos deixados para trás, conflitos adiados e emoções “empurradas para debaixo do tapete”, constroem muros que se projetam alto e afastam o indivíduo do seu eu mais profundo.

Comentando a importância do autoconhecimento na restauração do equilíbrio emocional, a psicóloga Samanta Cavalcanti acolhe mais de 500 espectadores em seu primeiro vídeo profissional, no IGTV.

“O sentimento de ‘quem sou eu?’, ‘com quem eu me encaixo?’, ‘cadê o meu grupo?’, gera uma profunda falta em nós mesmos, uma sensação de não pertencimento a qualquer lugar. Tem pessoas que sentem isso antes, que sentem depois, ou então que sentem, mas amortecem, e assim buscam tapar esses sentimentos através de outros caminhos”, explica a psicóloga e fundadora do Instituto Viver.

Sensível ao outro, Samanta comenta que não existe caminho certo ou errado para o autoconhecimento, e que as pessoas buscam nas religiões, natureza, ou no trabalho, formas de procurar entender seus anseios e propósitos. No entanto, a analista de comportamentos assegura que para começar a trilhar um novo caminho, a sinceridade deve ser o principal norteador das buscas, em direção a um propósito que garanta felicidade genuína.

“A gente vive no automático, acordamos, escovamos os dentes, tomamos banho, fazemos o que tem que ser feito, mas a gente não vive. Viver é estar ali a cada momento, sentido o ambiente ao seu redor, compartilhando o que você tem com alguém, saboreando a comida. Então você está vivendo ou apenas existindo? Essa é a proposta de a gente viver. Precisamos estar dispostos a confrontar nossas sombras para passar a nos sentirmos vivos, e assim atingir nossos propósitos”, instrui.

A psicóloga reflete em histórias próprias e exemplos corriqueiros a respeito de como o autoconhecimento ajuda a sanar impasses antigos e orientar os caminhos a seguir, impedindo a ‘autossabotagem’.

Criadora de uma rede de apoio para cerca de 1600 espectadores em seu canal no Instragram, a psicóloga orienta o público com suas reflexões, disponibilizando uma série de vídeos intitulados “O Caminho do Autoconhecimento?—?Por onde começar?”; “Autorresponsabilidade -. Onde suas escolhas te levam?”; “Riqueza, Dinheiro e Prosperidade?—?Deixe essa energia fluir” e “Nutrição da Alma?—?Nossa história começa aqui”.

Para conhecer mais sobre reflexões acerca do desenvolvimento individual, todos os vídeos estão disponíveis na página do instagram.com/samanta.cavalcanti, na sessão IGTV.

 

Foto: Kevin Oux

Comentários

Outras Notícias

[Felipe Cerutti, o Dj Cerutti, está entre os DJ's mais bonitos da atualidade]
Mais

Felipe Cerutti, o Dj Cerutti, está entre os DJ's mais bonitos da atualidade

01 de Abril de 2020

Dj é considerado uma das grandes revelações nacionais

[Cantor Matheus Salles, considerado um dos mais belos do Brasil, faz surpresa para noiva em plena quarentena]
Mais

Cantor Matheus Salles, considerado um dos mais belos do Brasil, faz surpresa para noiva em plena quarentena

01 de Abril de 2020

Considerado um dos mais belos do Brasil, cantor fez vizinhança parar e se emocionar com homenagem

[Conheça a página
Música

Conheça a página "Os Melhores Cantores", no Instagram!

31 de Março de 2020

Perfil faz um resgate de hits nacionais e internacionais, com direito a novos vídeos e legendas

[Home office na quarentena: organização e proteção]
Mais

Home office na quarentena: organização e proteção

27 de Março de 2020

Desligar aparelhos eletrônicos, iluminar cômodos e limpar equipamentos são medidas para lidar com o trabalho remoto nesta fase

[DiFerrero e Selva lançam
Música

DiFerrero e Selva lançam "Me Deixa Cantar"

27 de Março de 2020

Música já está disponívelem todas as plataformas digitais

[Paris 6 destina porcentagem de vendas para ONG Superação]
Mais

Paris 6 destina porcentagem de vendas para ONG Superação

27 de Março de 2020

Bistrô assume compromisso com 26 famílias e mais de 200 moradores.