Mais

Carnaval: venda de abadás movimentam as redes sociais

10 de Fevereiro de 2020 -Redação
[Carnaval: venda de abadás movimentam as redes sociais]

Plataformas digitais viabilizam acordo entre valores e facilidade de encontros

A partir do próximo dia 20 de fevereiro, soteropolitanos, baianos e turistas viverão a magia do carnaval de Salvador - reconhecido historicamente em 2005 pelo Guiness Book como a maior festa popular do mundo.

Enquanto os blocos se preparam para ir às ruas, o comércio informal de abadás começa cedo, com negociações e escambos entre foliões ocorrendo em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e OLX.

Aproveitando a força e o alcance desses aplicativos, a troca e venda de abadás já são tradicionalmente feitas por mensagens via direct no Instagram; anúncios na OLX; postagens no Twitter; e grupos comerciais no Facebook, principal veículo para compra e venda desses produtos.

Segundo dados da Statista, o Facebook lidera os internautas no Brasil (130 mi), deixando o Instagram em 2º lugar (64 mi) e o Twitter em 3º (8 mi). Os usuários a procura de vendas promocionais ou trocas de abadás bastam logar na conta do Facebook, se dirigir ao canto esquerdo da tela na sessão “Explorar”, clicar em “Grupos”, e procurar pelo comércio de abadás ou comunidades do carnaval de Salvador.

Para a consultora de marketing digital, Priscyla Caldas, a praticidade na oferta e demanda modela a negociação de abadás feita nos apps. “Mesmo com um recuo de 5% no número de usuários brasileiros do Facebook, é interessante analisarmos o fenômeno efervescente que esse período carnavalesco causa na plataforma. Existem comunidades voltadas para vendas que reascendem nesse período, com dez a vinte publicações por dia em diversos grupos ao longo do mês de fevereiro, com temática exclusiva do mercado de abadás”, elucida a profissional.

Priscyla aponta que o comércio virtual dessas peças volta a fervilhar o Facebook de usuários devido à procura por personalização de preços e ofertas relâmpagos, além da possibilidade de negociar datas, reservas, horário e local de entrega, gerando conforto tanto para compradores apressados, quanto aos que deixam para comprar nas últimas horas do circuito.

“O ponto chave aqui é a personalização da compra. É preciso levar em consideração que nessas situações o cliente se sente mais confortável a pechinchar valores e possibilidades, razão desse comércio ser tão atrativo. O comércio ágil, personalizado e confortável tomou conta das vendas no carnaval, criando pontos de interação a partir de toques no celular”, explica a diretora da ARUNA Marketing.

Apesar do destaque exercido pelo Facebook, Priscyla atenta que as demais mídias sociais também são fontes em potencial a serem exploradas pelo público. Segundo a empresária, o Twitter é uma ferramenta que vem se provando veloz na compra e troca de abadás, com opções de filtragem refinada por localização e usuários, enquanto o Instagram possui elementos como hashtags, páginas e a opção do envio de mensagens diretamente aos vendedores, ambas com aptidão de assumir as vendas de abadás no território virtual.

“Não é incomum pensarmos que a venda de abadás para o carnaval já existia com o comércio informal, bem antes do advento das tecnologias. As plataformas, softwares e aplicativos que vem se destacando, viabilizam a personalização de valores e a facilidade de encontros, desde a busca pelo produto ao encontro com o vendedor. Quem deseja ver esse mercado virtual na prática, é só digitar na busca do Twitter ‘vendo abadá’ e, encontrar os mais diversos posts sobre mais esse mercado carnavalesco”, conclui.

Para conhecer mais sobre o universo digital e seus cases, acesse www.priscylacaldas.com.br/ ou www.arunamarketing.com.br.

Comentários

Outras Notícias

[Novo clipe do Kart Love alcança 100 mil visualizações]
Música

Novo clipe do Kart Love alcança 100 mil visualizações

26 de Maio de 2020

Cantor comemora sucesso das 24 primeiras horas de seu novo vídeo no YouTube

[UZA lança a campanha Amor Certeiro para o dia dos namorados]
Moda

UZA lança a campanha Amor Certeiro para o dia dos namorados

26 de Maio de 2020

Mesmo em quarentena, casais de Salvador poderão comemorar a data romântica com beleza, estilo e muito sabor

[DH8 lança clipe com a participação virtual de amigos]
Música

DH8 lança clipe com a participação virtual de amigos

25 de Maio de 2020

Intitulada de Criminosa, a nova música da banda de Gusta Câmera acaba de ganhar um clipe com irreverência e muita alegria

[Jeanne Lima homenageia Ivete Sangalo em novo clipe]
Música

Jeanne Lima homenageia Ivete Sangalo em novo clipe

25 de Maio de 2020

Vídeo será lançado hoje (25), às 18h, no YouTube

[Dendê Gastronomia no Restaurante Week Solidário]
Comer/Beber

Dendê Gastronomia no Restaurante Week Solidário

21 de Maio de 2020

O objetivo e novidade do evento na edição deste ano é que cada menu vendido corresponde, também, a uma refeição preparada e doada pelo restaurante a pessoas em situação de vulnerabilidade

[Sollares realiza conferência virtual com temas do cenário eletrônico]
Música

Sollares realiza conferência virtual com temas do cenário eletrônico

20 de Maio de 2020

Debates, Workshops e Live Set compõem programação de evento online