Dicas

Carnaval: venda de abadás movimentam as redes sociais

10 de Fevereiro de 2020 -Redação
[Carnaval: venda de abadás movimentam as redes sociais]

Plataformas digitais viabilizam acordo entre valores e facilidade de encontros

A partir do próximo dia 20 de fevereiro, soteropolitanos, baianos e turistas viverão a magia do carnaval de Salvador - reconhecido historicamente em 2005 pelo Guiness Book como a maior festa popular do mundo.

Enquanto os blocos se preparam para ir às ruas, o comércio informal de abadás começa cedo, com negociações e escambos entre foliões ocorrendo em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e OLX.

Aproveitando a força e o alcance desses aplicativos, a troca e venda de abadás já são tradicionalmente feitas por mensagens via direct no Instagram; anúncios na OLX; postagens no Twitter; e grupos comerciais no Facebook, principal veículo para compra e venda desses produtos.

Segundo dados da Statista, o Facebook lidera os internautas no Brasil (130 mi), deixando o Instagram em 2º lugar (64 mi) e o Twitter em 3º (8 mi). Os usuários a procura de vendas promocionais ou trocas de abadás bastam logar na conta do Facebook, se dirigir ao canto esquerdo da tela na sessão “Explorar”, clicar em “Grupos”, e procurar pelo comércio de abadás ou comunidades do carnaval de Salvador.

Para a consultora de marketing digital, Priscyla Caldas, a praticidade na oferta e demanda modela a negociação de abadás feita nos apps. “Mesmo com um recuo de 5% no número de usuários brasileiros do Facebook, é interessante analisarmos o fenômeno efervescente que esse período carnavalesco causa na plataforma. Existem comunidades voltadas para vendas que reascendem nesse período, com dez a vinte publicações por dia em diversos grupos ao longo do mês de fevereiro, com temática exclusiva do mercado de abadás”, elucida a profissional.

Priscyla aponta que o comércio virtual dessas peças volta a fervilhar o Facebook de usuários devido à procura por personalização de preços e ofertas relâmpagos, além da possibilidade de negociar datas, reservas, horário e local de entrega, gerando conforto tanto para compradores apressados, quanto aos que deixam para comprar nas últimas horas do circuito.

“O ponto chave aqui é a personalização da compra. É preciso levar em consideração que nessas situações o cliente se sente mais confortável a pechinchar valores e possibilidades, razão desse comércio ser tão atrativo. O comércio ágil, personalizado e confortável tomou conta das vendas no carnaval, criando pontos de interação a partir de toques no celular”, explica a diretora da ARUNA Marketing.

Apesar do destaque exercido pelo Facebook, Priscyla atenta que as demais mídias sociais também são fontes em potencial a serem exploradas pelo público. Segundo a empresária, o Twitter é uma ferramenta que vem se provando veloz na compra e troca de abadás, com opções de filtragem refinada por localização e usuários, enquanto o Instagram possui elementos como hashtags, páginas e a opção do envio de mensagens diretamente aos vendedores, ambas com aptidão de assumir as vendas de abadás no território virtual.

“Não é incomum pensarmos que a venda de abadás para o carnaval já existia com o comércio informal, bem antes do advento das tecnologias. As plataformas, softwares e aplicativos que vem se destacando, viabilizam a personalização de valores e a facilidade de encontros, desde a busca pelo produto ao encontro com o vendedor. Quem deseja ver esse mercado virtual na prática, é só digitar na busca do Twitter ‘vendo abadá’ e, encontrar os mais diversos posts sobre mais esse mercado carnavalesco”, conclui.

Para conhecer mais sobre o universo digital e seus cases, acesse www.priscylacaldas.com.br/ ou www.arunamarketing.com.br.

Comentários

Outras Notícias

[Natura leva beleza e alto astral ao carnaval de Salvador]
Dicas

Natura leva beleza e alto astral ao carnaval de Salvador

22 de Fevereiro de 2020

carnaval de SalvadorA Natura, umas das patrocinadoras oficiais do Camarote da Veveta, terá experiência de maquiagem e distribuição de brindes e adereços de carnaval no local, garantindo ainda mais cores e diversão para os dias de folia em Salvador

[Baiano leva exposição “Olhar Franco-Brasileiro” para a França]
Dicas

Baiano leva exposição “Olhar Franco-Brasileiro” para a França

20 de Fevereiro de 2020

Ed Ribeiro estreia campanha #NãoÀIntolerânciaReligiosa, aproximando público da cultura africana entre os dias 7 e 15 de março, na igreja La Chapelle

[‘Magnatas do Crime’ ganha novo trailer violento]
Cinema

‘Magnatas do Crime’ ganha novo trailer violento

20 de Fevereiro de 2020

Com elenco estrelado, policial chega aos cinemas em abril

[Banda Filhos de Jorge tem agenda movimentada no Carnaval 2020]
Música

Banda Filhos de Jorge tem agenda movimentada no Carnaval 2020

20 de Fevereiro de 2020

A maratona que já começou ontem (19) com apresentação nos '10 Anos do Bloco Pinguço'

[Makes para o carnaval 2020: aposte no brilho e nas cores]
Dicas

Makes para o carnaval 2020: aposte no brilho e nas cores

20 de Fevereiro de 2020

Glitter, delineadores coloridos e iluminadores holográficos são tendências para a folia

[Bonneco confirma apresentação no Carnaval de Salvador]
Música

Bonneco confirma apresentação no Carnaval de Salvador

20 de Fevereiro de 2020

Show promete um repertório pra cima e bastante diversificado