Decoração

Cimento queimado e concreto aparente são tendências da arquitetura

19 de Fevereiro de 2020 -Redação
[Cimento queimado e concreto aparente são tendências da arquitetura]

Ambientes chamam atenção pela modernidade, versatilidade e sofisticação

Ganhando espaço na arquitetura moderna, o cimento queimado e o concreto aparente estão cada vez mais presentes em residências, indústrias e espaços comerciais.  Somando benefícios como versatilidade, sofisticação, durabilidade e fácil manutenção, as técnicas proporcionam, sobretudo, um contraste entre cores, ressaltando detalhes, quadros, mesas e decorações, levando um estilo diferente e inovador aos ambientes.

Embora sejam visualmente parecidas, possuem aplicabilidade diferente: o cimento queimado possui viés decorativo (revestimento), enquanto o concreto aparente é usado diretamente como interferência na construção.

Para o arquiteto baiano Márcio Barreto, a preferência pelo cimento queimado e o concreto aparente parte da elegância, custo-benefício e coloração dos materiais na construção ou decoração dos imóveis. O profissional afirma que as variações de tonalidade cinza ganharam força na última década pela neutralidade e tranquilidade que a cor remete ao local.

 

“Assumindo cada vez mais uma posição de destaque nas residências, pilares, vigas e lajes agora não precisam ficar escondidas. Essas estruturas podem ser aproveitadas usando o contraste decorativo da cor cinza com móveis de cores vibrantes. A estratégia para essas áreas é colocar em evidência a textura irregular do concreto aparente, proporcionando um estilo minimalista e chamativo em moradias ou estabelecimentos”, explica.

Saindo da área estrutural para a ala decorativa, Márcio propõe o uso do cimento queimado em painéis de parede para televisão, estantes de alvenaria e até no revestimento de sanitários, alternativas seguras para quem não deseja mexer diretamente na estrutura dos imóveis. “Esse material também possui aplicação em porcelanatos, com inúmeras variações de tons e texturas para usos internos e externos. Além disso, outra possibilidade de encontrar a textura de cimento queimado são em pisos vinílicos. O produto ainda pode ser usado em mudanças, sem necessitar muito trabalho, já que pode ser colado sobre um piso existente”, elucida.

A frente da Arquitetura do Barreto, Márcio explica o conceito visual do cimento queimado em ambientes internos. “Para que está em dúvida, vale ressaltar como é a aparência do material ao ser aplicado. Aquele piso batido e cimentado que vemos em espaços externos ou garagens não são os mesmos utilizados em áreas internas. Para uso dentro das casas, apartamentos, objetos e lojas, eles possuem texturas preparadas, com acabamento liso e agradável ao toque, resistentes a trincas e água”, conclui.

Para informações sobre a aplicação de cimento queimado em imóveis, acesse www.arquiteturadobarreto.com, ou instagram.com/arquiteturadobarreto.

 

Fotos: Gabriela Daltro

Comentários

Outras Notícias

[Felipe Cerutti, o Dj Cerutti, está entre os DJ's mais bonitos da atualidade]
Mais

Felipe Cerutti, o Dj Cerutti, está entre os DJ's mais bonitos da atualidade

01 de Abril de 2020

Dj é considerado uma das grandes revelações nacionais

[Cantor Matheus Salles, considerado um dos mais belos do Brasil, faz surpresa para noiva em plena quarentena]
Mais

Cantor Matheus Salles, considerado um dos mais belos do Brasil, faz surpresa para noiva em plena quarentena

01 de Abril de 2020

Considerado um dos mais belos do Brasil, cantor fez vizinhança parar e se emocionar com homenagem

[Conheça a página
Música

Conheça a página "Os Melhores Cantores", no Instagram!

31 de Março de 2020

Perfil faz um resgate de hits nacionais e internacionais, com direito a novos vídeos e legendas

[Home office na quarentena: organização e proteção]
Mais

Home office na quarentena: organização e proteção

27 de Março de 2020

Desligar aparelhos eletrônicos, iluminar cômodos e limpar equipamentos são medidas para lidar com o trabalho remoto nesta fase

[DiFerrero e Selva lançam
Música

DiFerrero e Selva lançam "Me Deixa Cantar"

27 de Março de 2020

Música já está disponívelem todas as plataformas digitais

[Paris 6 destina porcentagem de vendas para ONG Superação]
Mais

Paris 6 destina porcentagem de vendas para ONG Superação

27 de Março de 2020

Bistrô assume compromisso com 26 famílias e mais de 200 moradores.