Cinema

CRÍTICA: 'A Odisseia dos Tontos' equilibra drama e comédia

30 de Outubro de 2019 -Redação
[CRÍTICA: 'A Odisseia dos Tontos' equilibra drama e comédia]

Sebastián Borensztein acerta na dose em seu novo filme, que entra em cartaz nesta quinta (31)

O cinema argentino ganha destaque na reta final de 2019 com A Odisséia dos Tontos. Entrando em cartaz nesta quinta-feira (31), o longa traz um ótimo elenco e o equilíbrio perfeito entre o drama e a comédia, coisa que nem todo cineasta consegue quando se arrisca a fazer.

Temporalmente ambientado na Argentina de 2001, envolta em uma severa crise econômica, o Corralito, o longa apresenta um grupo de moradores de uma cidade do interior que perde todas as finanças, destinadas à criação de uma cooperativa. Fermín (Ricardo Darín) é o centro de quase todas as cenas e, consequentemente, quem maia sofre com danos da perda de dinheiro, já que se sente responsável pelo trágico acontecimento. Carregando o peso da culpa, o ex-jogador de futebol, que se transformou em um ídolo local, nem imagina o que mais irá perder (sem spoiler). Neste ponto, o diretor Sebastián Borensztein faz pensar sobre o quanto nos cobramos e também achamos que nossa “cruz” é mais pesada que a de outras pessoas e não enxergamos que estamos na mesma “merda”.

O roteiro segue sem pressa e ao mesmo tempo se enrolações para mostrar ao grupo toda a trama de um banqueiro que motivou a perda de toda a renda. A forma como a informação chega pode parecer meio absurda, mas que você ou qualquer pessoa próxima já presenciou ou ficou sabendo de algo semelhante, principalmente se tratando de uma cidade pequena. Ciente do que realmente aconteceu, os “tontos” então resolvem criar um plano para recuperar o dinheiro e têm como obstáculo um cofre protegido por alarme.

Com todo o contexto na mesa, vale parar para ressaltar a entrega de todo o elenco para o sucesso da trama. Cada personagem tem um tom que o diferencia do outro e camadas que os tornam interessantes e criam a identificação com um parente, amigo, vizinho, amigo, o atendente da mercearia da esquina. Neste belo quadro de talentos, majoritariamente masculino, as atrizes Verónica Llinás (Lídia) e Rita Cortese (Carmem) trazem a lveza e força feminina, com atuações emocionantes.

De volta ao andamento da trama, repleta de trilha sonora e com cenografia e figurinos bem trabalhados, o filme usa do humor na dose certa para conduzir o grupo de justiceiros à resolução de seu principal problema para recuperar o dinheiro: um cofre com sofisticado sistema de alarme. O momento te faz, além de torcer pelo sucesso do plano, querer estar presente e participar de tudo. É aquela vontade de ver os mocinhos vencerem junto com a satisfação de ver o desespero do vilão.

E neste panorama, temos um filme aparentemente despretensioso, mas com elementos que o torna delicioso de ser assistido. A trama é bem trabalhada para que o final seja satisfatório, sem deixar a impressão de que Sebastián Borensztein esqueceu algo no meio do caminho, sempre trilhado com a união como base. O vínculo com os personagens te faz querer saber como eles estariam no mundo real atual, quase 20 anos após os acontecimentos do início da história. É comovente e divertido, sem tentar subestimar sua inteligência.

NOTA (1 A 5):
4.0

Por Robson Cobain

 

A ODISSÉIA DOS TONTOS
Estreia:
31 de outubro - 1h 56min
Direção: Sebastián Borensztein
Elenco: Ricardo Darín, Luis Brandoni, Chino Darín, Verónica Llinás, Rita Cortese
Gênero: Drama - comédia

Comentários

Outras Notícias

[Novo clipe do Kart Love alcança 100 mil visualizações]
Música

Novo clipe do Kart Love alcança 100 mil visualizações

26 de Maio de 2020

Cantor comemora sucesso das 24 primeiras horas de seu novo vídeo no YouTube

[UZA lança a campanha Amor Certeiro para o dia dos namorados]
Moda

UZA lança a campanha Amor Certeiro para o dia dos namorados

26 de Maio de 2020

Mesmo em quarentena, casais de Salvador poderão comemorar a data romântica com beleza, estilo e muito sabor

[DH8 lança clipe com a participação virtual de amigos]
Música

DH8 lança clipe com a participação virtual de amigos

25 de Maio de 2020

Intitulada de Criminosa, a nova música da banda de Gusta Câmera acaba de ganhar um clipe com irreverência e muita alegria

[Jeanne Lima homenageia Ivete Sangalo em novo clipe]
Música

Jeanne Lima homenageia Ivete Sangalo em novo clipe

25 de Maio de 2020

Vídeo será lançado hoje (25), às 18h, no YouTube

[Dendê Gastronomia no Restaurante Week Solidário]
Comer/Beber

Dendê Gastronomia no Restaurante Week Solidário

21 de Maio de 2020

O objetivo e novidade do evento na edição deste ano é que cada menu vendido corresponde, também, a uma refeição preparada e doada pelo restaurante a pessoas em situação de vulnerabilidade

[Sollares realiza conferência virtual com temas do cenário eletrônico]
Música

Sollares realiza conferência virtual com temas do cenário eletrônico

20 de Maio de 2020

Debates, Workshops e Live Set compõem programação de evento online