Cinema

CRÍTICA: 'Projeto Gemini' entrega ação, tecnologia e boa trama

09 de Outubro de 2019 -Redação
[CRÍTICA: 'Projeto Gemini' entrega ação, tecnologia e boa trama]

Will Smith chega com novo filme nesta quinta (10), dirigido por Ang Lee

Se tem uma celebridade hollywoodiana que eu gostaria que fosse clonado, com certeza seria Will Smith. Isso não aconteceu com ele, mas aconteceu com seu personagem em seu novo filme Projeto Gemini, que chega aos cinemas nesta quinta-feira (10), inclusive, na tecnologia 3D+, uma das mais avançadas atualmente.

Henry Brogan é um assassino de elite que se vê perseguido por ninguém menos que "ele mesmo": Um clone idêntico feito a partir do seu DNA. É nesta atmosfera que toda a trama vai se desenvolver. As cenas de ação não deixam a desejar, as velhas e boas perseguições em trânsito, lutas corpo a corpo e atiradores precisos. Coreografias de cenas muito bem feitas, que dão uma movimentação constante ao filme, sempre com um jogo de câmeras que te faz imergir na briga e até esquivar de alguns golpes por puro reflexo. E o responsável por isso, é o diretor Ang Lee, que também já assinou a direção de filmes como Hulk e As Aventuras de Pi, que lhe rendeu um Oscar de melhor diretor em 2013.

A atuação de Will Smith, meus amigos e amigas, impecável. Um ator que consegue passear por todas as vertentes dos roteiros. Ele consegue ser o personagem cômico, sério e dramático numa só obra, pois ele é muito mais que um ator de ação. E isso a produção soube explorar. Conseguem inserir cenas dramáticas bem moldadas às cenas de ação.

Mas, mesmo que a atuação do ator seja incrível, interpretar dois personagens ao mesmo tempo requer um toque de efeitos visuais e nisso, meus caros amigos, o filme escorrega em alguns momentos. É um misto de "incrível" com "fala sério". Em algumas cenas é lindo assistir Smith em dose dupla. Já em outras, a sensação é de estar assistindo a uma animação produzida para Play Station. Mas o saldo é positivo.

Eu não poderia deixar de mencionar que a questão em torno do assunto clonagem gera bastante conteúdo. O filme aborda que eles são muito parecidos, não somente fisicamente, mas suas habilidades, gostos pessoais, dentre outras coisas. (E, calma, isso não é spoiler, abordam isso no trailer também). Mas o que nos cabe questionar é que mesmo que haja alguém com seu DNA circulando por aí, ainda assim, não seriam suas experiências e vivências pessoais que o faria ser uma pessoa única? Seus traumas, experiências, sua educação, seu núcleo familiar, o meio social em que está inserido é o que te faz ter medo de altura, preferir ouvir Rock ao invés de música clássica e muitas outras características de personalidade que torna cada pessoa única, mesmo que com DNA idêntico ao de outro alguém. É como um irmão gêmeo, são semelhantes, mas não iguais.

No final das contas o filme te faz refletir sobre quem você é e o que te torna um ser único. Já pensou se fazem um clone seu?

NOTA (1 A 5):

4.0

Por Raí Silva

 

PROJETO GEMINI
Lançamento:
10 de outubro de 2019 (1h 57min)
Direção: Ang Lee
Elenco: Will Smith, Mary Elizabeth Winstead, Clive Owen

Comentários

Outras Notícias

[Novo clipe do Kart Love alcança 100 mil visualizações]
Música

Novo clipe do Kart Love alcança 100 mil visualizações

26 de Maio de 2020

Cantor comemora sucesso das 24 primeiras horas de seu novo vídeo no YouTube

[UZA lança a campanha Amor Certeiro para o dia dos namorados]
Moda

UZA lança a campanha Amor Certeiro para o dia dos namorados

26 de Maio de 2020

Mesmo em quarentena, casais de Salvador poderão comemorar a data romântica com beleza, estilo e muito sabor

[DH8 lança clipe com a participação virtual de amigos]
Música

DH8 lança clipe com a participação virtual de amigos

25 de Maio de 2020

Intitulada de Criminosa, a nova música da banda de Gusta Câmera acaba de ganhar um clipe com irreverência e muita alegria

[Jeanne Lima homenageia Ivete Sangalo em novo clipe]
Música

Jeanne Lima homenageia Ivete Sangalo em novo clipe

25 de Maio de 2020

Vídeo será lançado hoje (25), às 18h, no YouTube

[Dendê Gastronomia no Restaurante Week Solidário]
Comer/Beber

Dendê Gastronomia no Restaurante Week Solidário

21 de Maio de 2020

O objetivo e novidade do evento na edição deste ano é que cada menu vendido corresponde, também, a uma refeição preparada e doada pelo restaurante a pessoas em situação de vulnerabilidade

[Sollares realiza conferência virtual com temas do cenário eletrônico]
Música

Sollares realiza conferência virtual com temas do cenário eletrônico

20 de Maio de 2020

Debates, Workshops e Live Set compõem programação de evento online