Cinema

'Projeto Gemini' chega aos cinemas com tecnologia 3D+

07 de Outubro de 2019 -Redação
['Projeto Gemini' chega aos cinemas com tecnologia 3D+]

Novo filme estrelado por Will Smith entra em cartaz nesta quinta-feira (10)

Projeto Gemino, novo filme de Will Smith, chega aos cinemas nesta quinta-feira (10). Recheado de muita ação, o filme deve chamar a atenção de todos também pelo alto nível de tecnologia utilizado, como o formato 3D+.

Para a produção, o diretor Ang Lee insistiu para filmar na mais alta taxa de fotogramas por segundo, 120, além de em 4K e 3D nativo (direto na câmera). Assim, Projeto Gemini virou o equivalente a um ilusionista fazer um número de desaparecimento sem nada de fumaça ou espelhos. “É uma analogia boa”, diz Guy Williams, supervisor de efeitos visuais. “Estávamos basicamente nus no estúdio”. E, claro, existe o ‘fator Will Smith’ a se considerar. “A gente é capaz de fazer um Tiranossauro Rex de forma convincente porque ninguém nunca viu um T-Rex”, compara Williams. “Podemos fazer o Planeta dos Macacos porque nós já vimos macacos, mas nunca falando, então tem uma margem de manobra ali. Mas quando isso envolve uma pessoa é muito mais difícil. E não estamos falando de uma pessoa qualquer também. É o Will Smith. Eu sei exatamente quem é Will Smith. Todos nós sabemos. Construímos essa relação com ele. Todos sabemos se funciona ou não”.

Na perspectiva do público, a decisão de Lee de filmar ao mesmo tempo na mais alta taxa de fotogramas por segundo possível e com o 3D mais imersivo já visto, de acordo com o supervisor técnico Ben Gervais, “oferece tudo o que Ang queria dar aos espectadores: imersão, proximidade e urgência –  todo tipo de adrenalina que você espera de um filme de ação, mas num patamar inédito”. No estúdio, a equipe tinha uma analogia para descrever quão divisora de águas será a experiência fruto dessa sucessão de decisões criativas para o público que aparecer nas salas de cinema. “A analogia é que os filmes antigamente eram como o letreiro do cinema – separado, lá em cima”, compara o supervisor de efeitos visuais Bill Westenhofer, apontando para uma distância próxima. “Agora, é como se você estivesse onde o letreiro foi fotografado. Você se sente como se estivesse ali, com eles. O público fica bem no meio da ação, com os atores”.

O novo processo de filmagem também exigiu bastante do elenco, que teve que sentar em uma sala de projeção do set para assistir ao material-teste e mergulhar nos níveis extras de complexidade e autenticidade que o formato iria captar. Isso significava que teriam que se maquiar como de costume, porém lidar com câmeras tão detalhistas que captam movimentos dos tecidos que geralmente estariam cobertos de base. “Nesse formato, você consegue ver os vasos sanguíneos da pele reagindo”, descreve Gervais.

Confira agora cinco fatos sobre a tecnologia 3D+:

1 – É um formato digital evolutivo de projeção a 60 quadros por segundo – mais do que o dobro da taxa tradicional de quadros do cinema – dando ao público uma experiência em 3D amplificada e totalmente imersiva.

2 – Com imagens 3D projetadas a 60 quadros por segundo, de uma master originalmente filmada a 10 quadros por segundo, o 3D+ mostra imagens mais próximas do que nunca para aquilo que o olho humano está vendo, colocando o espectador no centro da ação.

3 – Mais imagens significam mais profundidade, permitindo que os espectadores vejam e desfrutem muito mais do quadro.

4 – Essa elevada combinação de desempenho e ação faz com que o   forneça a jornada emocional e o espetáculo visual da visão do cineasta, exatamente como ele queria.

5 – Essa evolução na narrativa visual dá ao público a experiência cinematográfica mais imersiva que se pode desfrutar atualmente no cinema.

Confira o trailer de Projeto Jemini:

Comentários

Outras Notícias

['Bad Boys Para Sempre' ganha novo trailer]
Cinema

'Bad Boys Para Sempre' ganha novo trailer

11 de Novembro de 2019

Com estreia agendada para 30 de janeiro de 2020, o longa traz a última missão da dupla Mike Lowrey e Marcus Burnett

[Alimentação e atividade física na prevenção e controle do diabetes]
Viva Bem

Alimentação e atividade física na prevenção e controle do diabetes

11 de Novembro de 2019

Normalmente silencioso, o problema afeta mais de 13 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

[Baile KRIOK Volta à Bahia com MC Papatinho]
Música

Baile KRIOK Volta à Bahia com MC Papatinho

11 de Novembro de 2019

O evento, que vem rodando as principais cidades do Brasil, valorizando gêneros como Hip-Hop, Funk e Trap

[Francinne se joga no Funk em 'Aceleradinha', com MC Zaac]
Música

Francinne se joga no Funk em 'Aceleradinha', com MC Zaac

08 de Novembro de 2019

Música é uma das mais ariscadas e um dos grandes acertos da cantora, uma das estrela da Universal Music Brasil

[Iza vem com tudo em 'Evapora', parceria com Ciara e Major Lazer]
Música

Iza vem com tudo em 'Evapora', parceria com Ciara e Major Lazer

08 de Novembro de 2019

Com clipe gravado em Los Angeles, novo single da brasileira tem tudo para estoutrar no verão

[Consumidores comemoram retorno da FEINCARTES]
Decoração

Consumidores comemoram retorno da FEINCARTES

08 de Novembro de 2019

Já pensando nas comemorações de fim de ano, o público promete aproveitar a FEINCARTES no Salvador Shopping, durante todo o mês de novembro, para já garantir lembranças e presentes especiais