Cinema

CRÍTICA: 'Divaldo' leva emoção às telas, com toque de humor

11 de Setembro de 2019 -Redação
[CRÍTICA: 'Divaldo' leva emoção às telas, com toque de humor]

Dirigida por Clovis Mello, biografia de Divaldo Franco acerta na forma de contar sua trajetória

Chega aos cinemas nesta quinta-feira (12), a biografia de Divaldo Pereira Franco. Baseado no livro Divaldo Franco: A Trajetória de Um dos Maiores Médiuns de Todos os Tempos (Ana Landi, 2015), Divaldo – O Mensageiro da Paz traz de forma contida e emocionante a trajetória do professor, médium, filantropo e orador espírita baiano, hoje com 92 anos.

Em duas horas de produção, o novo trabalho do diretor Clovis Mello apresenta Divaldo da infância à fase adulta. Os atores João Bravo, Guilherme Lobo e Bruno Garcia têm a incumbência de dar vida à momentos que remetem à mediunidade do homenageado, a relação e reação da família, além de sua própria maneira de aceitar e trabalhar seu dom e ajudar outras pessoas. A atriz Regiane Alves é sempre presente como espírito de luz nos momentos de questionamento de Divaldo, revelando só depois sua identidade. Já o ator Marcos Veras, em um de seus melhores trabalhos, vem como um espírito vingativo, que persegue o protagonista todo o tempo, sendo responsável por um dos momentos mais marcantes e significativos da produção.

Com ritmo acelerado, principalmente no começo, o longa tem o seu melhor no elenco e na forma como aborda a vida de Divaldo Franco no âmbito espiritual. O trio de protagonista está bem acompanhado nas por nomes como Laila Garin, responsável por viver a forte Dona Ana, mãe de Divaldo e que, mesmo seguindo os ensinamentos católicos, busca ajuda para que seu filho consiga trabalhar sua mediunidade. É exatamente nesta busca por entendimento do espiritismo que temos os momentos mais emotivos e também os divertidos, arrancando lágrimas e bons risos.

Para além do elenco, Divaldo – O Mensageiro da Paz merece o mérito pela forma como apresenta o universo do espiritismo, com explicações claras e sem desrespeito a outras religiões. Não há uma pressão ou tentativa de tornar aquilo a única verdade a ser seguida e sim que a busca pelo bem é de todos.

Diante de uma impressionante pesquisa de detalhes sobre figurinos, arquitetura e costumes da época em que o filme começa até os tempos atuais, Divaldo peca apenas em não aprofundar tanto em alguns pontos importantes da trajetória do médium baiano. Um bom exemplo disso está na forma como é abordada a Mansão do Caminho, instituição de caridade criada 1952 na capital baiana, junto a Nilson de Souza Pereira. A passagem, já com Bruno Garcia, é feita de forma rápida, deixando no ar uma vontade de ter visto um pouco mais da jornada de Divaldo Franco como filantropo.

Cercado por belas mensagens e uma emocionante surpresa no final, Divaldo – O Mensageiro da Paz é um filme para todos, seja lá qual for a religião. Um projeto bem executado, que te faz sair da sala de cinema com uma nova visão sobre entender a missão de cada um, saber que existem pessoas que dedicam a própria vida a cuidar de outras. Um filme sobre amor.

 

 

NOTA (1 A 5):

4.5
 

Por Robson Cobain

 

Divaldo – O Mensageiro da Paz
Estreia: 12 de setembro de 2019 (1h59min)
Direção: Clovis Mello

Comentários

Outras Notícias

[Glória Groove libera EP 'Alegoria' e primeiro clipe do projeto]
Música

Glória Groove libera EP 'Alegoria' e primeiro clipe do projeto

12 de Novembro de 2019

Os fãs devem desbloquear os outros três vídeos restantes, através de desafios

[Rede Alpha Fitness inicia campanha 'Natal do Bem']
Viva Bem

Rede Alpha Fitness inicia campanha 'Natal do Bem'

12 de Novembro de 2019

Através do selo 'Alpha Social', rede de academias inicia arrecadação de brinquedos

['Bad Boys Para Sempre' ganha novo trailer]
Cinema

'Bad Boys Para Sempre' ganha novo trailer

11 de Novembro de 2019

Com estreia agendada para 30 de janeiro de 2020, o longa traz a última missão da dupla Mike Lowrey e Marcus Burnett

[Alimentação e atividade física na prevenção e controle do diabetes]
Viva Bem

Alimentação e atividade física na prevenção e controle do diabetes

11 de Novembro de 2019

Normalmente silencioso, o problema afeta mais de 13 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

[Baile KRIOK Volta à Bahia com MC Papatinho]
Música

Baile KRIOK Volta à Bahia com MC Papatinho

11 de Novembro de 2019

O evento, que vem rodando as principais cidades do Brasil, valorizando gêneros como Hip-Hop, Funk e Trap

[Francinne se joga no Funk em 'Aceleradinha', com MC Zaac]
Música

Francinne se joga no Funk em 'Aceleradinha', com MC Zaac

08 de Novembro de 2019

Música é uma das mais ariscadas e um dos grandes acertos da cantora, uma das estrela da Universal Music Brasil