Cinema

Crítica: 'It - Capítulo 2' apresenta mais do que era esperado

04 de Setembro de 2019 -Redação
[Crítica: 'It - Capítulo 2' apresenta mais do que era esperado]

A aguardada parte final, que estreia nesta quinta-feira (5), aborda traumas e apresenta outros traços da personalidade de

O ano era 2017 e o público recebia muito bem nos cinemas a nova adaptação de It – A Coisa, em sua primeira parte, com bilheteria mundial de aproximadamente US$ 700,4 milhões. Dois anos depois, eis que chega a tão aguardada continuação, It – Capítulo 2, com o dobro do orçamento (US$ 70 milhões), e a responsabilidade de fazer tão bonito quanto seu anterior, principalmente em um ano de filmes sem tanto impacto no segmento.

Começando com uma ida ao passado dos protagonistas, quando juram se juntar novamente se o temido Pennywise (Bill Skarsgård) voltar a assombrar a cidade de Derry, a nova parte da obra de Stephen King tem seu primeiro momento chocante ao voltar para os dias atuais, quando um casal de homossexuais é agredido atacado por um grupo de rapazes. É deste trágico acontecimento que temos a primeira aparição do palhaço, que chega até a chocar menos que a brutalidade anterior. Estas cenas iniciais apontam um roteiro que, em alguns momentos, dão ênfase a aspectos mais pessoais dos protagonistas.

Ao criar o roteiro, Gary Dauberman teve todo o cuidado de situar o público com os “Otários”, 27 anos após os acontecimentos da primeira parte. Todos os personagens continuam bem construídos e com traços que remetem à infância apresentada no começo e que continua presente através de flashbacks. É interessante assistir as cenas do elenco mais velho, formado por Jessica Chastain, James McAvoy, Bill Hader, Jay Ryan, James Ransone, Andy Bean e Isaiah Mustafa e em seguida conferir como os mais jovens Jaeden Martell, Finn Wolfhard, Jack Dylan Grazer, Sophia Lillis, Jeremy Ray Taylor, Wyatt Oleff e Chosen Jacobs atuando no mesmo nível. Ainda sobre o elenco, não há como deixar passar despercebido o trabalho de Bill Skarsgård, que conseguiu manter o ótimo trabalho do primeiro filme, aterrorizando ainda mais, além de mostrar um lado mais inseguro do palhaço.

Com 70 milhões, seria uma verdadeira tragédia a Warner Bros. e o diretor Andy Muschietti entregarem um trabalho que deixasse a desejar na estética. Fazendo jus ao investimento, o que temos é um filme que não economiza em efeitos visuais para tornar os momentos de tensão ainda mais grandiosos. De um simples biscoito da sorte tomando forma a um verdadeiro banho de sangue, tudo é feito nos mínimos detalhes, proporcionando a experiência mais realista possível.

Se os envolvidos na mega produção acertaram no elenco e efeitos, no ritmo do filme deixaram um pouco a desejar. São mais de duas horas e meia para contar toda a história e aí, algumas cenas chegam a cansar um pouco e até parecem meio sem sentido, mesmo que sirvam para explanar traumas passados dos protagonistas ou algo do tipo. É bem possível que com menos tempo a trama fosse mais coesa, de fácil digestão.

Diante deste cenário de medo, que aborda traumas psicológicos e homofobia, só para citar alguns temas, It – Capítulo 2 cumpre seu papel e assume com folga o posto de melhor terror de 2019. É uma produção que recebeu muito recurso para conquistar um grande público, ser bem-sucedido comercialmente, mas que não esqueceu de manter a essência. O saldo é positivo e todos os envolvidos merecem os cumprimentos.

 

NOTA (1 A 5 CLAQUETES)

Por Robson Cobain

 

It – Capítulo 2
Estreia: 5 de setembro de 2019 (2h 50min)
Direção: Andy Muschietti

Comentários

Outras Notícias

[Musical 'Uma Saudação à Whitney Houston' chega a Salvador]
Teatro

Musical 'Uma Saudação à Whitney Houston' chega a Salvador

11 de Setembro de 2019

Montagem conta com Mylena Jardim, vencedora do 'The Voice Brasil' 2016

[CRÍTICA: 'Divaldo' leva emoção às telas, com toque de humor]
Cinema

CRÍTICA: 'Divaldo' leva emoção às telas, com toque de humor

11 de Setembro de 2019

Dirigida por Clovis Mello, biografia de Divaldo Franco acerta na forma de contar sua trajetória

[Morando nos Estados Unidos, Angel B lança novo single que empodera às mulheres]
Música

Morando nos Estados Unidos, Angel B lança novo single que empodera às mulheres

11 de Setembro de 2019

“Não É Pra Qualquer Um” fala sobre mulheres que não entram em um relacionamento superficial

[Jornalista Estevão Terceiro vai desfilar no Barra Fashion]
Moda

Jornalista Estevão Terceiro vai desfilar no Barra Fashion

09 de Setembro de 2019

O editor do do site MundoVipBahia sobe à passarela no Desfile Coletivo, junto com outros jornalistas e influencers de Salvador

['Salvador Fest' divulga cores das camisas e as datas para trocas]
Música

'Salvador Fest' divulga cores das camisas e as datas para trocas

09 de Setembro de 2019

Evento acontece no domingo (15), no Parque de Exposições de Salvador

[Alpha Fitness é convidada para participar do 'Barra Fashion 2019']
Viva Bem

Alpha Fitness é convidada para participar do 'Barra Fashion 2019'

09 de Setembro de 2019

Rede apresenta o evento 'Circuito Alpha Especial Barra Fashion' no fim de semana