Cinema

Crítica: 'It - Capítulo 2' apresenta mais do que era esperado

04 de Setembro de 2019 -Redação
[Crítica: 'It - Capítulo 2' apresenta mais do que era esperado]

A aguardada parte final, que estreia nesta quinta-feira (5), aborda traumas e apresenta outros traços da personalidade de

O ano era 2017 e o público recebia muito bem nos cinemas a nova adaptação de It – A Coisa, em sua primeira parte, com bilheteria mundial de aproximadamente US$ 700,4 milhões. Dois anos depois, eis que chega a tão aguardada continuação, It – Capítulo 2, com o dobro do orçamento (US$ 70 milhões), e a responsabilidade de fazer tão bonito quanto seu anterior, principalmente em um ano de filmes sem tanto impacto no segmento.

Começando com uma ida ao passado dos protagonistas, quando juram se juntar novamente se o temido Pennywise (Bill Skarsgård) voltar a assombrar a cidade de Derry, a nova parte da obra de Stephen King tem seu primeiro momento chocante ao voltar para os dias atuais, quando um casal de homossexuais é agredido atacado por um grupo de rapazes. É deste trágico acontecimento que temos a primeira aparição do palhaço, que chega até a chocar menos que a brutalidade anterior. Estas cenas iniciais apontam um roteiro que, em alguns momentos, dão ênfase a aspectos mais pessoais dos protagonistas.

Ao criar o roteiro, Gary Dauberman teve todo o cuidado de situar o público com os “Otários”, 27 anos após os acontecimentos da primeira parte. Todos os personagens continuam bem construídos e com traços que remetem à infância apresentada no começo e que continua presente através de flashbacks. É interessante assistir as cenas do elenco mais velho, formado por Jessica Chastain, James McAvoy, Bill Hader, Jay Ryan, James Ransone, Andy Bean e Isaiah Mustafa e em seguida conferir como os mais jovens Jaeden Martell, Finn Wolfhard, Jack Dylan Grazer, Sophia Lillis, Jeremy Ray Taylor, Wyatt Oleff e Chosen Jacobs atuando no mesmo nível. Ainda sobre o elenco, não há como deixar passar despercebido o trabalho de Bill Skarsgård, que conseguiu manter o ótimo trabalho do primeiro filme, aterrorizando ainda mais, além de mostrar um lado mais inseguro do palhaço.

Com 70 milhões, seria uma verdadeira tragédia a Warner Bros. e o diretor Andy Muschietti entregarem um trabalho que deixasse a desejar na estética. Fazendo jus ao investimento, o que temos é um filme que não economiza em efeitos visuais para tornar os momentos de tensão ainda mais grandiosos. De um simples biscoito da sorte tomando forma a um verdadeiro banho de sangue, tudo é feito nos mínimos detalhes, proporcionando a experiência mais realista possível.

Se os envolvidos na mega produção acertaram no elenco e efeitos, no ritmo do filme deixaram um pouco a desejar. São mais de duas horas e meia para contar toda a história e aí, algumas cenas chegam a cansar um pouco e até parecem meio sem sentido, mesmo que sirvam para explanar traumas passados dos protagonistas ou algo do tipo. É bem possível que com menos tempo a trama fosse mais coesa, de fácil digestão.

Diante deste cenário de medo, que aborda traumas psicológicos e homofobia, só para citar alguns temas, It – Capítulo 2 cumpre seu papel e assume com folga o posto de melhor terror de 2019. É uma produção que recebeu muito recurso para conquistar um grande público, ser bem-sucedido comercialmente, mas que não esqueceu de manter a essência. O saldo é positivo e todos os envolvidos merecem os cumprimentos.

 

NOTA (1 A 5 CLAQUETES)

Por Robson Cobain

 

It – Capítulo 2
Estreia: 5 de setembro de 2019 (2h 50min)
Direção: Andy Muschietti

Comentários

Outras Notícias

[Sul-africana Zozibini Tunzi vence a edição 2019 do Miss Universo]
Viva Bem

Sul-africana Zozibini Tunzi vence a edição 2019 do Miss Universo

09 de Dezembro de 2019

88 candidatas participaram do concurso, realizado em Atlanta, nos EUA, no domingo (8)

[Colher de Pau e Vitêra comanda Réveillon da Magia 2020]
Música

Colher de Pau e Vitêra comanda Réveillon da Magia 2020

09 de Dezembro de 2019

O evento acontece no Rooftop.27, localizado na cobertura do Hotel Intercity Salvador, Av. Tancredo Neves

[Marca feminina Ias inaugura sua primeira loja em Salvador]
Moda

Marca feminina Ias inaugura sua primeira loja em Salvador

09 de Dezembro de 2019

Usando as três primeiras letras de seu nome, Iasmim Deodato lança marca que já nasce com sangue, alma e fala puramente soteropolitana

[Luísa Sonza grava clipe para parceria em música de PK]
Música

Luísa Sonza grava clipe para parceria em música de PK

09 de Dezembro de 2019

"Tudo Bem" chega às plataformas na sexta-feira (13)

[Sony Pictures tem três filmes indicados ao Globo de Ouro 2020]
Cinema

Sony Pictures tem três filmes indicados ao Globo de Ouro 2020

09 de Dezembro de 2019

Adoráveis Mulheres”, “Um Lindo dia na Vizinhança”, e “Era uma vez em... Hollywood” colocam o estúdio em diferentes categorias da premiação

[Hair stylist Diego Andradez passa a atender no B&C, em Ondina]
Viva Bem

Hair stylist Diego Andradez passa a atender no B&C, em Ondina

06 de Dezembro de 2019

Responsável pelos cabelos de nomes como Carla Perez, Lore Improta, Mari Antunes, Carla Cristina, Monique Alfradique, Diogo é um dos queridinhos da capital baiana